Gestão Ambiental
Artigo: Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 88128027 • 9/9/2014 • Artigo • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
Disciplina: Gestão em Unidades de Conservação
Aluno
LUIS CESAR SOUZA VIEIRA – CPD 18421
Atividade Avaliativa 1
São Luís - Ma, 2014
A questão ambiental está cada vez mais crucial para a humanidade. Nosso futuro é dependente da relação homem-ambiente, onde, a medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza, surgem mais conflitos. As primeiras unidades de conservação foram criadas sem nenhum tipo de critério técnico e científico, ou seja, foram estabelecidas meramente em razão de suas belezas cênicas, como foi o caso do Parque Nacional de Itaguaçu, ou por algum fenômeno geológico espetacular, como o Parque Nacional de Ubajara.
As unidades de Conservação da Natureza têm sido retratadas sob duas óticas principais como alternativa à destruição da biodiversidade, sendo uma possibilidade de proteção à qualquer custo sem a intervenção humana (perspectiva preservacionista) e sob uma perspectiva de que seria a possibilidade de aliar conservação da natureza e desenvolvimento sustentável (perspectiva conservacionista).As discussões sobre as unidades de conservação e a relação com Amazônia não são recentes, mas intensificou-se, sobretudo, a partir do final da década de 80, com o assassinato do seringueiro Chico Mendes, onde a Amazônia passou a ser alvo da atenção tanto nacional como internacional. Desde então, é ressaltada a necessidade de proteção da nossa exuberante biodiversidade e de controle dos conflitos. A criação de unidades de Conservação de proteção integral e de uso sustentável caracterizadas por ações nem sempre democráticas ou participativas representam para governos e organizações não governamentais, uma tentativa de solução. Tem-se na criação das unidades de conservação uma das estratégias adotadas globalmente como forma de possibilitar a conservação de ecossistemas naturais, uma vez que é considerada uma efetiva proteção aos processos ecológicos fundamentais. Porém somente a criação de unidades de conservação por força de lei não é suficiente para assegurar a proteção dos recursos naturais, culturais e históricos do Brasil. Estão sofrendo problemas decorrentes da pressão de comunidades vizinhas, como desmatamentos, invasões, extração de produtos naturais da fauna e flora, expansão das atividades agrícolas entre outras, que comprometem a conservação dos recursos naturais e culturais dessas áreas. A primeira área natural protegida foi o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, criado em 1872 como forma de preservar a grande beleza cênica lá existente, garantindo lazer e contato da população com a natureza. No Brasil, a primeira iniciativa para a criação de uma área protegida ocorreu em 1876 como sugestão de André Rebouças inspirado na criação do Parque de Yellowstone, de se criar dois parques nacionais: um em Sete Quedas e outro na Ilha do Bananal. No entanto, data de 1937 a criação do primeiro parque nacional brasileiro: o Parque Nacional de Itatiaia. Hoje o Brasil tem seu território formado por várias dessas unidades, cerca 3,9% do território com unidades de conservação federais restritivas, muitas das quais foram criadas também por iniciativa dos governos estaduais, e algumas poucas com interesse a nível municipal.
Inicialmente as unidades de conservação brasileiras eram apenas vistas como
...