Gestão Democratica
Ensaios: Gestão Democratica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caradeconcha • 30/6/2013 • 5.641 Palavras (23 Páginas) • 445 Visualizações
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO
DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
IRENE CARMEM CORREA DE ARAUJO
A GESTÃO DEMOCRATICA DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO PARA TODOS
Ribeirão Claro
2011
IRENE CARMEM CORREA DE ARAUJO
A GESTÃO DEMOCRATICA DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO PARA TODOS
Proposta em Gestão Escolar apresentado ao
Curso Formação de Profissionais da Educação
para a Gestão da Organização Escolar, Secretaria
de Estado da Educação.
Ribeirão Claro
2011
1 APRESENTAÇÃO
Neste inicio do século XXI, a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda de direitos sociais, trouxeram mudanças para as politicas de gestão e de regulação da educação no Brasil, tais mudanças interferem na organização da escola e nos papeis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.
A compreensão deste processo e a legislação que dele decorre, bem como fortalecer a discussão e as deliberações coletivas na escrita, é um desafio que se coloca para toda a comunidade escolar, para todos os trabalhadores que atuam na escola publica.
Segundo Brasil (2008) nesse cenário adverso, é forçoso agir em outra direção, pois a democratização da escola implica repensar a sua organização e gestão, por meio do redimensionamento das formas de escolha do diretor e da articulação e consolidação de outros mecanismos de participação, neste sentido, é importante garantir, no processo de democratização, a construção coletiva do projeto pedagógico, a consolidação dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis, entre outros mecanismos. Isso quer dizer que a cultura e a logica organizacional da escola só se democratizarão se todos que vivenciam seu cotidiano contribuírem para que esse processo de mudança se concretize.
É de grande importância que se reflita sobre a importância da participação de todos os integrantes da comunidade escolar para a efetivação da gestão democrática e participativa, que busque cotidianamente a construção da autonomia da unidade escolar.
Portanto é fundamental a compreensão de que a construção da gestão escolar democrática é sempre processual, sendo, então, uma luta politica e pedagógica, para se impor, é necessário o envolvimento de todos, pais, funcionários, estudantes, professores, equipe gestora, comunidade local entre outros seguimentos sociais que possam colaborar com o bom andamento da escola.
Para que este processo de concretize é necessário pelo menos duas fontes de articulação, a primeira, onde de deve conhecer e intervir positivamente, na legislação educacional, ou seja, é preciso que se conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), as leis que regulamentam os sistemas estaduais e municipais de ensino, buscar a compreensão desses aparatos jurídicos como instrumentos vivos das politicas educacionais, tornando–os aliados na luta pela democratização e a segunda implica em articular professores, funcionários, pais, estudantes, coordenadores, supervisores, orientadores educacionais e a comunidade local na construção de mecanismos de participação, onde se deve buscar a consolidação de um novo processo de gestão, onde o exercício democrático seja o motor de um novo poder e de uma nova cultura escolar.
2 OBJETIVOS
- Organizar o trabalho pedagógico da escola na sua globalidade, no sentido de reduzir os efeitos da divisão do seu trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, fundamentado nos princípios da igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização dos profissionais da educação.
- Promover a interação e a coesão das ações educativas na busca de uma identidade para a escola, através do compromisso de seus atores com o papel que desempenha.
- Fortalecer as instâncias colegiadas através de reuniões, grupos de estudo, atividades extraclasse e formação continuada especifica para cada setor dentro da escola.
- Incentivar o uso das tecnologias de informação e comunicação que favorece a troca de experiência e o desenvolvimento de ações que visam o bom andamento do setor administrativo e pedagógico, como também elucidar a importância da Educação a distancia como ferramenta de grande relevância na formação continuada dos profissionais vinculados a educação.
- Implementar inovações na área metodológica, visando o nível de aprendizagem dos alunos e incentivando o uso da biblioteca da escola como forma de aprendizagem, bem como a vinculação e área da tecnologia, que é uma grande aliada na aprendizagem nos dias atuais.
3. JUSTIFICATIVA
O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua convivência no grupo, cria estruturas sociais básicas que estabelecem e se solidificam conforme vão se construindo em espaço de formação do próprio homem, sendo que as relações que são estabelecidas entre homem e natureza, nas mais diversas esferas da vida social, serão mediadas por instituições por ele criadas, tais como as religiosas, trabalhistas, educacionais, sindicatos, partidos políticos entre outras constituem
...