Gestão Democratica
Artigo: Gestão Democratica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eloise02 • 19/9/2013 • 6.915 Palavras (28 Páginas) • 480 Visualizações
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional
ELOISE MOREIRA DE LIMA
OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DENTRO DA DA ESCOLA
Gama-Brasilia
2011
ELOISE MOREIRA DE LIMA
OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DENTRO DA DA ESCOLA
Monografia apresentada a Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM como exigência para a obtenção do título de especialista em Gestão Educacional.
Gama-Brasilia
2011
Dedico esse trabalho primeiramente a Deus, pela graça de ter me permitido concluir este trabalho.Ao amor demonstrado por meus pai, minhas irmãs e meu esposo.
Obrigado.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pois sem sua graça e misericórdia nada seria possível.
A meu Esposo, pelo carinho, dedicação e compreensão.
A toda a minha família e amigos pelo apoio e incentivo.
Finalmente, aos meus professores, pela aprendizagem que me foi proporcionada
“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Paulo Freire
RESUMO
O ensino público no Brasil está experimentando transformações profundas. Reformas nacionais juntamente com iniciativas em âmbito estadual e municipal estão alterando as práticas pedagógicas e a organização escolar, na tentativa de dar eficácia à escola e universalizar o seu acesso. Nunca antes na história do Brasil a questão da educação pública foi tão evidente na mídia, na vida política e na consciência do cidadão comum. Vem-se reconhecendo amplamente que a educação é um elemento fundamental no desenvolvimento social e econômico e que o ensino no Brasil – especialmente aquele oferecido por setores públicos – é insatisfatório diante dos padrões internacionais, tanto na sua quantidade quanto na sua qualidade. No cenário de rápidas transformações sociais e mudanças tecnológicas, em que o global e o local são cada vez mais, interdependentes, as políticas públicas tornam-se ferramentas imprescindíveis para que as decisões tomadas possam contribuir para um futuro sustentável. As atuais políticas educacionais e organizacionais devem ser compreendidas no quadro mais amplo das transformações econômicas, políticas, culturais e geográficas que caracterizam o mundo contemporâneo.
Palavras – Chaves: Gestão Escolar, Gestão democrática
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
8
2. DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
11
3. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO
16
3.1. CONSELHO ESCOLAR
20
3.2. GRÊMIO ESTUDANTIL
22
3.3. COLEGIADO ESCOLAR 23
3.4. CONSELHO DE CLASSE 25
4. CONCLUSÃO
27
5. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS
29
1. INTRODUÇÃO
As transformações da sociedade moderna, com os avanços científicos e tecnológicos, o fenômeno da mundialização econômica e política, o desenvolvimento urbano, e as contradições resultantes do próprio processo de transformação geram novas necessidades educacionais e apontam para além da necessidade da universalização do saber ler, escrever e contar, amplamente discutida no país. A escola, organizada como espaço natural para a elite cultural e econômica dominante, por pressões sociais e econômicas, lenta e gradativamente passa a ampliar seus espaços para oferecer uma educação mais democrática. Passa a incluir novos segmentos sociais desde o inicio da escolarização, expande-se nos níveis intermediários, amplia a oferta de vagas na educação superior e ainda se compromete com a questão da educação continuada ao longo da vida.
Gestão educacional é um conceito novo que supera o enfoque da administração escolar e se refere à mobilização dinâmica e coletiva das pessoas, a energia e competência como condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino e a transformação da própria identidade da educação brasileira e das escolas. Visa buscar liderança e competência, referencial teórico-metodológico avançado de gestão, superação das dificuldades cotidianas, com a adoção de mecanismos e métodos estratégicos para a solução dos problemas.
A educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado
...