Gestão E Controladoria
Exames: Gestão E Controladoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelledias92 • 28/9/2014 • 2.800 Palavras (12 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estudo Dirigido
Duque de Caxias – RJ
2013
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy”
GESTÃO E CONTROLADORIA
Período 5
Estudo Dirigido visando a obtenção de nota para 2ª ferramenta da 2ª Avalição, valendo nota 10 e possuindo peso 3.
Orientador: Professor André da Silva Braga
Duque de Caxias – RJ
2013
Material 01
Fale sobre o campo de atuação da Controladoria.
Pode atuar na gerência financeira de organizações, assessoria financeira, tesouraria, controladoria, marketing financeiro e mercado de capitais.
Pode atuar como analista de crédito e de investimento em organizações que integram os vários segmentos desses mercados; instituições bancárias, sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, e outras instituições de crédito e na área financeira de empresas de qualquer segmento da economia, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.
Trace um paralelo entre a Gestão Empresarial e a Controladoria.
Conforme esclarece Figueiredo e Caggiano (1997), em uma empresa que visa atingir os seus objetivos e resultados específicos, há a necessidade que em suas atividades desenvolvidas para que alcance este fim estejam em sintonia e que não estejam sendo desempenhada de maneira aleatória, deste modo é necessário que sejam planejadas e controladas. Assim o processo de gestão serve de suporte aos processos de tomadas de decisão e pela Controladoria, o processo de gestão ideal deve ser estruturado nas seguintes etapas: planejamento, execução e controle e sendo auxiliados pelo sistema de informações da empresa que subsidiará as decisões que se fizerem necessários em cada destas etapas.
Temos como base dois princípios para a Controladoria: Principio do Controle Futuro e Agregação de Subsistemas, o que estes princípios traçam como parâmetros para um bom desempenho da Controladoria?
Eles se auto relacionam para formar o sistema maior que é a organização
Discurse sobre: Missão da Controladoria, Objetivo, Filosofia de atuação e Responsabilidade.
A missão da controladoria é assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.
Cabe a controladoria desenvolver uma serie de atividades consideradas regulamentares, como as obrigações criadas pela legislação que devem ser atendidas, sejam elas federais, estaduais e municipais.
Sabendo que a controladoria é um orgão administrativo, não se confunde com a contabilidade, apesar de utilizar pesadamente este instrumental.
Objetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral.
Filosofia de atuação e Responsabilidade: A filosofia de atuação da controladoria é coordenar esforços visando á sinergia das ações, participação ativa no processo de planejamento, interação e apio às áreas operacionais, induçoes às melhores decisões para a empresa com um todo, credibilidade, persuação e motivação
A controladoria, em decorrência da missão e objetivos estabelecidos, e para seu efetivo desempenho, terá responsabilidade definida claramente, respondendo pelas gestões operacionais, financeiras, econômicas e patrimonial de suas atividades. Independente das características das empresas, o grau de autoridade pode ser subdividido em níveis: autoridade formal e autoridade informal.
No grupo Questão de apoio, temos temos o questionamento sobre definição de Controladoria, com base no material inerente, crie a sua definição.
A controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia. Para tanto ela deve atuar em todas as etapas do processo de gestão da empresa.
Material 02
Descreva o seu entendimento sobre o histórico da Controladoria.
A partir de 1920 inicia-se um crescimento do conhecimento contábil tanto em auditoria como em mensuração e gestão. Kaplan e Norton (1997, p. 21) resumem em uma frase essa abordagem: “O que não pode ser mensurado não pode ser gerenciado”.
A partir de então a Controladoria surge como evolução natural da Contabilidade praticada nos dias atuais, cujo campo de atuação são as organizações econômicas, caracterizadas como sistemas abertos inseridos e interagindo com outros num dado ambiente.
Johnson & Kaplan (apud CATELLI, 2001 p. 343), na segunda metade dos anos 80, são taxativos ao afirmarem que os atuais sistemas contábeis para a administração são inadequados para o meio ambiente e foram tão contundentes com tal afirmação que motivaram alguns pesquisadores a advogarem uma total ruptura com a Contabilidade.
Beuren (2002) atribui o desenvolvimento da Controladoria a três fatores: verticalização, a diversificação e a expansão geográfica das organizações, com o consequente aumento da complexidade de suas atividades.
Na década de noventa, a Controladoria dividiu-se em duas linhas doutrinárias, sendo que de um lado estão aqueles que representam uma visão empírica, sendo ela apenas um fornecedor de informações para o gestor. De outro lado estão aqueles ligados ao modelo de gestão econômica - GECON que é um modelo gerencial pioneiro desenvolvido a partir do final dos anos 70, pelo Prof. Dr. Armando Catelli.
A controladoria auxilia em algum tipo de trabalho que vise ofertar informações aos agentes de mercado (bancos, quotistas, clientes, fornecedores, parceiros, etc.), fale sobre isto com algum exemplo.
A
...