Gestão Estratégica na Segurança Pública
Por: marcio001 • 23/7/2015 • Trabalho acadêmico • 978 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Gestão Estratégica na Segurança Pública
Curso: Professor: Nome do aluno:
Data: 29/03/2012
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A próxima Copa do Mundo de Futebol será realizada no território brasileiro.
Na área de Segurança Pública, os planejamentos estratégicos referentes a esse evento passam a abordar vários aspectos, com o objetivo de dar continuidade ou iniciar procedimentos que garantam a segurança necessária para os participantes nacionais e internacionais diretamente envolvidos nos eventos ou espectadores, esses em grande número.
O planejamento estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), recebido no seu Estado da Federação como diretriz para o seu planejamento estratégico inclui linhas gerais de ação que envolvem variados aspectos a serem considerados, ensejando a discussão no âmbito da assessoria, com o objetivo da melhor decisão.
Na qualidade de assessor(a) de assuntos estratégicos de segurança pública daquele órgão estadual, você foi chamado(a) para opinar e defender o seu ponto de vista quanto:
- A necessidade de estudo para evolução do emprego das forças policiais (ambiente interno) em situação de confronto, com o uso de armas não letais, preferencialmente (5,0 pontos)
R: A situação do Brasil deixa a desejar no quisito segurança pública, alguns procedimentos já foram tomados para melhorar a segurança de nosso país, mas não é o suficiente para garantir que os visitantes de vários países do mundo estejam seguros e venham prestigiar este evento tão importante, que é a copa do mundo.
Entre os procedimentos já tomados, destaca-se a ocupação do moro do alemão no Rio de Janeiro por forças policiais em conjunto com o exército, isso melhorou a segurança do local.
A preocupação que devemos ter, e que tem de ser posto em prática, é o aumento do efetivo das forças policiais, melhoria em seus equipamentos e viaturas, treinamentos especializados, ou seja, investir nesta área, pois assim as forças policiais terão mais chances e condições de manter a segurança da população.
Deve-se ter pelotões especializados em controle de distúrbios e manifestações, que em situações de confronto possam agir e fazer uso de armas não letais conforme previsto em lei. Esses pelotões devem agir ou estar em prontidão em lugares críticos principalmente, e ficarem atentos quando tiver os grandes eventos.
Os policiais devem estar bem equipados, devem estar prontos para utilizar o spray de pimenta, projéteis de borracha, bombas de efeito moral, granada lacrimogênea, em casos de manifestações sem acordo. Deve ter também escudos e capacetes para os policiais fazerem uma linha de frente e se protegerem contra pedradas ou outros objetos lançados e a tonfa também pode ser usada em casos de pancadaria, ou seja, só em último caso, pois com os primeiro citados provavelmente acalmará a situação, esse será chamado então pelotão de choque.
Todos devem ter o compromisso com a segurança e fazer o possível para que o Brasil faça uma copa do mundo inesquecível, portanto temos que fazer nossa parte, por em prática o que sabemos, e mantermos a segurança desde já para que quando chegar o momento da copa, o país já esteja tranquilo.
- Com base na matriz SWOT, a implementação/incremento de nova forma de policiamento preventivo, dentro da filosofia do policiamento comunitário (5,0 pontos).
R: O policiamento preventivo é essencial, pois quando existe prevenção, ocorre a diminuição da opressão, que é um ponto positivo para a área de segurança pública.
Para implementar essa prevenção, o sistema de segurança deve agir desde já, com formas de policiamento comunitário, patrulhamento ostensivo, palestras em escolas, grupos de jovens, e em comunidades, mostrando para todos que a polícia está ali para ajudar e também ser ajudada e para aconselhar pessoas que desconhecem os seus deveres legais.
...