Gestão da ética empresarial e das relações de trabalho
Artigo: Gestão da ética empresarial e das relações de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ggeovana • 5/5/2014 • Artigo • 242 Palavras (1 Páginas) • 216 Visualizações
1. Introdução
Nos dias atuais, como as modificações ocorrem em uma velocidade acelerada, aumenta a competição entre as pessoas. Neste movimento, surge um novo estilo de vida, de trabalho e de pessoas. A ética deve nortear as ações das organizações na condução dos seus negócios.
A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares da sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.
Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamento bem como direitos e deveres, respeitados e obedecidos é, talvez, ainda mais importante.
Em ética empresarial, a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente.
O comportamento das empresas, bem como seus valores, repercute diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade.
Neste contexto, é comum observar a grande competitividade nas empresas e a busca pela sustentabilidade e posição de destaque.
Nos segmentos altamente competitivos como a indústria de bebidas, requer um cuidado especial na conduta dos funcionários em suas áreas de atuações.
Assim, este trabalho será realizado por meio de pesquisa e terá como objetivo analisar o caso SHINCARIOL; como foi conduzida a “Operação Cevada”, como se deu o esquema de fraudes e sonegação, verificando se existiu alguma carência de mecanismos capazes de impedir práticas fraudulentas, bem como as punições aos devidos responsáveis.
...