Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
Por: juniorjcf • 24/5/2021 • Exam • 414 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CAMPUS VIRTUAL
[pic 3] | Avaliação a Distância |
UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
CURSO: Ciências Aeronáuticas
PROFESSORA: Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
NOME DO ESTUDANTE: Cícero Ferro Costa Júnior
DATA: 02 de Novembro de 2018
A INTEGRAÇÃO DO TRABALHO E DA FELICIDADE: JUNÇÃO E PRODUÇÃO
O presente estudo trás um assunto abordado, porém pouco detalhado e enfatizado dentro das empresas. A felicidade derivada do trabalho é o que trataremos, brevemente, no decorrer dos parágrafos.
As questões mais relevantes diante deste assunto nos mostram questionamento que se arraigam ao como esta definida a felicidade no ambiente de trabalho; se esta felicidade trás resultados dentro da empresa e o que torna as pessoas felizes diante do seu trabalho.
Tratando as informações que nos são apresentadas, vemos que as contribuições de Kahneman e Riis (2005), autores citados pelas escritoras do artigo em questão, bem como Saks e Gruman (2014), este assunto ainda encontra-se sem muito espaço na literatura; apesar de ser muito tratado, não nos apresenta uma resposta clara, porém temos a certeza da grande necessidade em aborda-lo, auxiliando assim os gestores em relação ao tema. É necessário se reconhecer o individuo não apenas como um ser produtivo, mas também um ser emocional. Segundo BRANNIGAN E ZWERMAN, apud SENDER e FLECK (2017), “foi reconhecida, então, a importância de considerar a situação total dos indivíduos (vida emocional, valores culturais e aspirações pessoais) no trabalho e fora dele”.
A partir destes posicionamentos, executivos e universitários passaram a ter grande interesse em compreender as influências dos fatores emocionais na produtividade do trabalhador. Geralmente não encontramos o termo Felicidade diante destes estudos. Palavras como: motivação, satisfação, envolvimento; são mais utilizadas; porém todas remetem a um mesmo objetivo; a felicidade no que se realiza dentro da empresa.
Para tanto; e tendo plena confiança da necessidade de se entender o individuo como um ser em sua totalidade (emocional, cultural), percebemos que este assunto tem grande influência no dia a dia das empresas. Se compreendido como se deve ser, o crescimento do trabalho realizado será bem mais satisfatório; trazendo uma maior produtividade e desempenho dos seus trabalhadores.
Acreditamos assim que, aprofundando tais conhecimento e os pondo em pratica, conseguiremos melhores resultados diante dos nossos colaboradores, unindo assim o bem está de todos com o crescimento da empresa.
REFERÊNCIA
SENDER, Gisela e FLECK, Denise. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: Uma Perspectiva Integrada. Rev. adm. contemp. [online]. 2017, vol.21, n.6, pp.764-787. ISSN 1982-7849. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160284.
...