Gestão do lixo
Por: dario.22 • 23/4/2016 • Projeto de pesquisa • 444 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Gestão integrada de resíduos sólidos
Central de incineração de Viena.
A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista a redução não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo.[1] [2] Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental. É uma gestão transversal a todo o ciclo, o qual analisa de maneira Holística.[1] [3]
Redução na Origem
Ver artigo principal: Redução na fonte
A redução na origem ou redução na fonte é o objectivo de um conjunto de políticas e estratégias que visam a uma mudança na concepção, transformação, movimentação ou utilização de produtos ou substâncias, com o intuito de reduzir a quantidade de matérias primas ou subprodutos, diminuindo assim quer a necessidade de exploração de recursos naturais, como a redução de resíduos intermédios ou a toxicidade dos mesmos assério.[4]
Reciclagem Editar
Ver artigo principal: Reciclagem
A reciclagem é um processo de tratamento de resíduos, que permite a sua reintrodução no ciclo produtivo, reduzindo assim a quantidade de matérias-primas necessárias, tal como o volume de resíduos a serem depositados em aterros sanitários.
Incineração Editar
Ver artigo principal: Incineração
A Incineração é um processo de eliminação de resíduos sólidos, que consiste na queima dos mesmos em unidades especiais, permitindo assim a redução do seu volume, com emissões gasosas controladas, possibilitando o aproveitamento de energia, com descarte das cinzas de queima em aterros controlado.
Aterro Sanitário Editar
Ver artigo principal: Aterro sanitário
Um Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos. Os aterros de ultima geração permitem não só um confinamento seguro e económico de resíduos que apresentem um grande volume de produção. Leva-se a um aterro sanitário apenas o rejeito, os resíduos sólidos devem ser levados, de preferência a uma cooperativa de recicladores, de acordo com a Lei Federal Brasileira nº12.305/2010 e seu decreto nº7.404/2010. A expressão lixo não deve ser mais utilizada, pois no lixo há resíduos que podem ser reutilizados, reciclados, gerando renda a outras pessoas e matéria prima para indústrias.
Referências
↑ a b "lixo.com.br - Gestão Integrada de Resíduos". www.lixo.com.br. Consultado em 01 de Março de 2010.
↑ "Gestão de Resíduos Sólidos". www.confagri.pt. Consultado em 01 de Março de 2010.
↑ Tchobanoglous, G et all (1993). Integrated Solid Waste Management:. Engineering Principles and Management Issues (em inglês) 4ª edição internacional ed. (Nova Iorque: Metcalf& Eddy, Inc.). p. 992. ISBN 978-0070632370.
↑ "Gerenciamento de resíduos sólidos". homologa.ambiente.sp.gov.br. Consultado em 2009-06-26
...