Gillette
Seminário: Gillette. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niedjacampos • 7/10/2013 • Seminário • 356 Palavras (2 Páginas) • 682 Visualizações
Pode ser enquadrado como inovações incrementais, pois em termos de grau de novidade, as inovações tecnológicas poderão se manifestar em produtos, serviços ou processos substancialmente novos (inovações radicais) ou originar tão somente alterações ou melhorias incrementais em produtos, serviços ou processos (inovaAtividade complementar
1- Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillette administra isso?
Seu foco era o pioneirismo, inovação e marketing e primava sempre pela alta qualidade e tecnologia avançada em seus produtos e serviços. Pelo desenvolvimento rápido de novas tecnologias, a Gillette se consolidava como líder no mercado e para manter e aumentar sua vantagem entre os concorrentes, ela tornava-se altamente inovadora e essa sua atitude é coerente, pois o mercado estava a seu favor e ela só deveria aproveitar o momento e a chance de crescimento.
- Por ser pioneira, ela teve a vantagem de usufruir de uma reputação, ou seja, ela foi logo conhecida como líder, o que a levou a estabelecer relações de lealdade com os clientes.
- Ela pôde também ocupar uma posição no mercado, o que praticamente obrigava os concorrentes a estarem sempre atrás dela.
- Por ser pioneira a Gillette pôde também receber proteção industrial contra imitações de seus produtos frente à concorrência.
2- Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?
O que aconteceu na Gillette foi que constantemente eles estavam inovando seus produtos, inovavam e lançavam produto em poucos anos, logo a empresa investia constantemente para melhorar e fazer crescer aquele produto. Na criação do Sensor, por exemplo, eles investiam muito, tanto em termos de produtos e processos, quanto em marketing.
Isso mostra que a empresa possuía tecnologia bastante eficiente e muita atitude e coragem em investir milhões em produtos que não sabiam se daria certo, mas tudo indicava que o sucesso seria garantido e foi o que aconteceu.
Em uma estratégia ofensiva, as atividades mais críticas seriam aquelas de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e engenharia de projetos.
...