Governança Corporativa
Monografias: Governança Corporativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegoleon • 20/4/2013 • 2.304 Palavras (10 Páginas) • 1.910 Visualizações
Conteúdo I
Exercício 1
É correto afirmar em Governança Corporativa.I
-É o sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e controladas pelo(s) acionista(s),
II -É o sistema pelo qual os acionistas são controlados pelas autoridades fiscais do Governo,
III- Dá menos autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para reduzir o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,
IV - Dá mais autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para aumentar o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A A I, apenas
B A II, apenas
C A IV , apenas
D A I e II, apenas
E A III e IV , apenas
Justificativa: De acordo com o IBGC Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.
Conteúdo I
Exercício 2
"Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade". Esta é uma definição do:
A Michael Porter
B Michael Porter e Kramer
C IBGC em 1995
D IBGC após revisão de 1995
E Todas alternativas ESTÃO incorretas
Justificativa: A primeira edição, lançada em 1999, era focada somente no Conselho de Administração e foi revisada em 2001, passando a incluir recomendações para os demais agentes de Governança Corporativa, como sócios, gestores, auditorias e Conselho Fiscal. O documento foi novamente revisado em 2004, com a atualização do seu conteúdo voltada para as demandas do mercado à época no País.
Conteúdo I
Exercício 3
Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inércia de conselhos de administração inoperantes e das omissões das auditorias externas. Conceitualmente, a governança corporativa surgiu para superar :
A A desconfiança do Mercado Financeiro para com a Empresa
BA desconfiança do Mercado Financeiro para com os Acionistas
C O conflito de Agência
DA desconfiança dos Acionistas
EAlternativa C ESTÁ incorreta
Justificativa: Conceitualmente, a Governança Corporativa surgiu para superar o "conflito de agência", decorrente da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nesta situação, o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (executivo) o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estarão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência ou conflito agente-principal.
Conteúdo I
Exercício 4
Nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de governança corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No entanto, mesmo em países de similares idioma e sistemas legais, como EUA e Reino Unido, o emprego das boas práticas de governança apresenta diferenças:
A Na legislação local
B No estilo, estrutura e enfoque
C No estilo e na cultura
D No enfoque
E Alternativa A e B ESTÃO incorretas
Justificativa: Segundo o IBGC o emprego das boas práticas de Governança apresenta diferenças quanto ao estilo, estrutura e enfoque. Não há uma completa convergência sobre a correta aplicação das práticas de Governança nos mercados, entretanto, pode-se afirmar que todos se baseiam nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como meio para atrair investimentos aos negócios e ao país.
Conteúdo I
Exercício 5
Nos EUA e Reino Unido, onde estão as raízes da governança, os mercados de capitais atingiram grande pulverização do controle acionário das empresas. Já na Alemanha e no Japão, as instituições financeiras participam de forma importante :
A No Capital Social das empresas industriais
B No Conselho de Administração das empresas industriais
C No Mercado Acionário
D Como Advisor na estratégia de Negócios das empresas industriais
E NENHUMA das alternativas ESTÃO corretas
Justificativa: Baseado em artigos publicados pelo Instituto pode afirmar que a questão é completa de maneira correta pela alternativa A, para ser mais preciso o texto pode ser completo dizendo que os países são portanto ativos na administração dos negócios.
Conteúdo I
Exercício 6
As privatizações ensejaram as primeiras experiências de controle compartilhado no Brasil, formalizado por meio de acordo de acionistas. Nessas empresas, os investidores integrantes do bloco de controle passaram a:
...