Grau de imobilização
Seminário: Grau de imobilização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sumara • 16/9/2014 • Seminário • 326 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
O Grau de Imobilização
Determina quanto a empresa dispõe de direitos realizáveis a curto prazo para cada R$ 1,00 de dívidas de curto prazo.
Para o cálculo da liquidez devo considerar apenas os elementos que irão se converter em caixa, por isso, excluo do Ativo Circulante (AC) o elemento Despesas Antecipadas (ou despesas de exercício seguintes, ex: prêmios de seguros), pois nunca se converterão em caixa.
Liquidez Seca (LS): LS = (AC - DA - E) / (PC)
Determina quanto de dívidas de curto prazo podem ser saldadas utilizando-se do ativo circulante, desprezando-se os estoques.
Liquidez Geral (LG): LG = (AC + ANC - AI - DA) / (PC + PNC)
A Liquidez Geral (LG) determina quanto tenho de recursos de curto e longo prazos para cada R$ 1,00 de dívidas de curto e longo prazos.
ESTUDO DE ESTRUTURA DE CAPITAL
Composição do Endividamento (CE): CE = { (PC) / (PC + PNC) } x 100
A Composição de Endividamento (CE) nos indica quanto do capital de terceiros está alocado em compromissos de curto prazo.
Participação do Capital de Terceiros (PCT): PCT = { (PC + PNC) / PL } x 100
O índice de Participação do Capital de Terceiros (PCT) nos indica quanto o capital de terceiros representa sobre o capital próprio investido no negócio.
Grau de Endividamento (GE): GE = { (PC + PNC) / AT } x 100
O Grau de Endividamento (GE) demonstra quanto o capital de terceiros representa sobre o total de recursos investidos no negócio
Imobilização de Capital Próprio (ICP): ICP = (AI / PL) x 100
...