GÊNEROS DO DISCURSO/REDAÇÃO EMPRESARIAL
Por: JeanDias • 18/6/2015 • Seminário • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - UNIFACEX
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO - CST
FÁBIO JOSÉ DA COSTA SILVA
JAELSON GOMES DE MACÊDO
JEAN ÉLDERTE DIAS
MARCIA MADALENA RODRIGUES DE SANTANA
RAYSSA KALLINE FRANÇA DOS SANTOS
GÊNEROS DO DISCURSO/REDAÇÃO EMPRESARIAL
Carta Comercial
NATAL
2015
FÁBIO JOSÉ DA COSTA SILVA
JAELSON GOMES DE MACÊDO
JEAN ÉLDERTE DIAS
MARCIA MADALENA RODRIGUES DE SANTANA
RAYSSA KALLINE FRANÇA DOS SANTOS
CARTA COMERCIAL
Trabalho apresentado aos discentes do Curso Superior de Tecnologia – CST turma N1A como parte do processo avaliativo da disciplina Comunicação Empresarial
ORIENTADOR: (Prof., Ms, Dr.) (nome do professor)
NATAL
2015
1-Conceituar gênero textual.
O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.
Os textos, tanto orais quanto escritos, que têm o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, possuem algumas características básicas que fazem com que possamos saber em qual gênero textual o texto se encaixa. Algumas dessas características são: o tipo de assunto abordado, quem está falando, para quem está falando, qual a finalidade do texto, qual o tipo do texto (narrativo, argumentativo, instrucional, etc.).
2 - Conceituar correspondência comercial e correspondência oficial.
Correspondência é um meio de comunicação escrita entre pessoas.
É o ato ou estado de corresponder, adaptar, relatar ou mesmo o acordo de uma pessoa com outra. É uma comunicação que se efetiva por meio de papéis, cartas e documentos.
Por ampliação de sentido, passou a designar todo o conjunto de instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes, cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas.
Comercial: ocupa-se de transação comercial ou industrial.
Oficial: tem origem no serviço público, civil ou militar.
3-Identificar os documentos mais usuais da correspondência comercial e oficial.
ATA ATESTADO CARTA COMERCIAL CARTA CIRCULAR DECLARAÇÃO DECLARAÇÃO OFÍCIO PROCURAÇÃO RECIBO E-MAIL/OUTROS
Carta comercial – Conceito:
A carta comercial é um meio de comunicação muito utilizado na indústria e no comércio, e tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações. É a comunicação escrita, acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereçada a uma ou várias pessoas, enviada pelo correio. Ultimamente, cartas comerciais também são enviadas por fax ou e-mail.
- Funcionalidade
Têm diversos destinos e funções variadas. Podem informar, solicitar, persuadir, oferecer, reclamar, cobrar, etc. O objetivo de uma correspondência comercial é transmitir uma mensagem clara, que seja compreendida facilmente, e que leve o receptor à ação.
- Características
- simples, evitando-se preocupação com enfeites literários;
- atual, isto é, inteligível à época presente;
- precisa, a saber, própria, específica, objetiva;
- correta, com exata observância das normas gramaticais;
- concisa, informando com economia de palavras;
- impessoal, com o máximo de objetividade, pois a carta comercial não é lugar adequado para manifestações subjetivas e sentimentais.
- Estrutura e/ou composição
A carta comercial tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Tipos
- Elementos essenciais (as normas)
Cabeçalho ou timbre – Referência da empresa – logotipo, símbolo ou emblema. Geralmente, já vêm impressos no papel de carta.
Número de controle – Ajuda o destinatário a responder, mencionar a referência e controlar a correspondência. A colocação à direita facilita a leitura.
Data – O dia deve ser indicado sem o zero na frente; o nome do mês, com letra inicial minúscula (caixa baixa); na indicação do ano, não se coloca ponto ou espaço separando o milhar.
Destinatário – O nome da empresa ou pessoa a quem a carta se destina. Não há necessidade do endereço do destinatário, que constará no envelope da carta.
Referência – é o conteúdo sintetizado da carta a fim de facilitar o registro para quem a recebe. Não há necessidade de redigir Ref. ou Referência, pois a posição da frase na carta já indica esse elemento. É opcional.
Invocação ou vocativo – palavras como caro e prezado são bem-vindas.
Conteúdo (corpo da carta) – disposto no centro do papel com os respectivos parágrafos (informação inicial, desenvolvimento do tema e conclusão).
Saudação final – expressões longas, que nada acrescentam de importante, caíram em desuso. Em geral, usa-se Atenciosamente. Pode-se usar também Cordialmente. Evite expressões como: Ansiosamente esperamos sua resposta; Agradecemos antecipadamente; Sem mais, subscrevo-me; e outras fórmulas desgastadas.
Assinatura – primeiro, o nome do remetente, depois seu cargo. Somente as iniciais devem ser maiúsculas (caixa alta).
Anexos – podem ser citados no decorrer do assunto da carta.
Iniciais – para identificar os nomes do redator e do digitador, se for o caso. Atente para a ordem de responsabilidade: à esquerda, sempre, e em caixa alta, o redator; em caixa baixa, o digitador, separados por barra.
...