GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Seminário: GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 414214 • 25/9/2013 • Seminário • 601 Palavras (3 Páginas) • 569 Visualizações
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE.¹
Meire Cristina Avi;²
Sandra Aparecida Mauricio da Silva
RESUMO
NO DIA-A-DIA ENCONTRAMOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS: NARRATIVOS, DESCRITIVOS E DISSERTATIVOS, TAMBÉM EXISTEM DIFERENTES TIPOS: RECEITAS CULINÁRIAS, E-MAIL, ORKUT, RELATÓRIOS, CARTAS ENTRE OUTROS E TODOS ESTÃO VINCULADOS AO LETRAMENTO. A ESTRUTURA SÓCIO-HISTÓRICA ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL: MARCUSCHI DEFENDE A COMUNICAÇÃO COM SIGNIFICADO E BAKHTIN DEFENDE OS TEXTOS COMO FERRAMENTAS ARGUMENTATIVAS, DIVIDINDO-OS EM SUBTIPOS, JÁ BRONCKART ENFATIZA O RELACIONAMENTO SOCIAL, A CRIATIVIDADE; OS GÊNEROS CARACTERIZAM-SE MAIS POR SUAS FUNÇÕES COMUNICATIVAS, COGNITIVAS E INSTITUCIONAIS DO QUE POR DETALHES LINGÜÍSTICOS. O HOMEM PRECISA ESTAR PREPARADO PARA EXERCER A CIDADANIA E ENFRENTAR O MERCADO DE TRABALHO, A COMPETITIVIDADE, SEGUNDO SUAS NECESSIDADES. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, TODAS AS ÁREAS DEVERIAM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA NOS DIFERENTES GÊNEROS, POIS, TODOS SÃO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO E INTERFEREM NO PROCESSO DE RELACIONAMENTO SOCIAL PARA PODER ATINGIR O ALVO DESEJADO.
PALAVRAS-CHAVE: SÓCIO-HISTÓRICO. COMUNICAÇÃO. SIGNIFICAÇÃO. CRIATIVIDADE. TRABALHO.
¹Artigo produzido para a Unidade Temática do Laboratório de Práticas Integradoras do Curso de Pedagogia da UNIDERP Interativa.
² Meire Cristina Avi; Sandra Aparecida Maurício da Silva. Acadêmicas do Curso de Pedagogia III da UNIDERP Interativa no Município de Cordeirópolis.
INTRODUÇÃO
Até que ponto gêneros textuais podem ser aproximados é uma questão que tem sido abordada em vários trabalhos, por exemplo, Marcushi, 2003.
Ao iniciar este artigo podemos definir um texto através de duas formas:
1º na organização ou estruturação, isto é, um objeto de comunicação entre um destinador e um destinatário, portanto é um objeto de significação.
2º o texto encontra seu espaço entre os objetos culturais, inserido numa sociedade e determinado por ideologias especificas. Neste caso, é necessário analisar o seu contexto sócio-histórico.
Nestas considerações o texto torna-se objeto de comunicação entre dois sujeitos, criando assim a possibilidade de aplicação da análise externa do texto.
Os gêneros textuais aqui apresentados (narrativos, descritivo e dissertativo) estão vinculados ao letramento, portanto discutiremos sua função social que a nosso ver é preparar o homem para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICAS.
Segundo Marcuschi os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, portanto, são entidades sócio-discurssivas e formas de ação social em qualquer situação comunicativa.
Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis e dinâmicos.
Passemos
...