HISTORIA DO DESIGN E DO IMOBILIÁRIO
Por: Levi Carmo • 23/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
Universidade Paulista
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Design de Interiores
1 e 1 são 3 – Hugo Sigaud
São Paulo
2017
Universidade Paulista
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Design de Interiores
Andréa Martines Moreira de Sousa
RA: C85GCJ-5
Andressa Sabrina Silva Assis
RA: C956CB-0
Indaiá da Graça Carmo
RA: D022HE-2
Maria das Dores Camargo Martins
RA: C94JJJ-4
Milena Sara da Silva
RA: C980AJ-0
Thais Helena da Silva Barros
RA: B563AA-2
Trabalho apresentado a disciplina de Projeto do Objeto, na Pesquisa do curso de Designer de Interiores, Sob a Orientação do Professor João Ricardo Caldeira.
São Paulo
2017
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Hugo Sigaud 5
3. “1 e 1 são 3 ”– Banco Esqueleto 6
4. A Importância do Design no Desenvolvimento de Produtos 7
4.1 Conceito de Design 7
4.2 Custo-benefício 7
5. Conclusão 9
6. Fontes 10
7. Referências Bibliográficas 11
Introdução
Neste trabalho, são analisadas características do design do banco 1 e 1 são 3. Esse banco foi projetado pelo arquiteto e designer Hugo Sigaud (1992) no ano de 2012, quando ainda era estudante de design na Faculdade Belas Artes.
Com a intenção de reaproveitar materiais, os alunos da Faculdade Belas Artes que mais se destacaram nos semestres foram convidados a ingressar em um projeto do Studio Grid, o banco esqueleto 1 e 1 são 3 é a primeira obra do projeto 'Desconstruir Construir'. A partir de materiais de descartes das indústrias os alunos desenvolveram este projeto que nos chamou a atenção pela simplicidade e funcionalidade. A proposta do projeto é conscientizar que não precisamos comprar móveis caros para serem bonitos, com materiais de reaproveitamento e nenhum custo esse banco foi criado e fabricado.
Hugo Sigaud
Aluno da faculdade Belas Artes o Jovem se destacou entre os demais alunos e logo recebeu convite do Studio Grid, que em conjunto com a faculdade seleciona os melhores alunos para desenvolverem projetos; Ao perceber a oportunidade que lhe fora dada, Hugo Sigaud (1992) não pensou duas vezes, colocou a mente para trabalhar e com a ajuda de amigos da faculdade logo desenhou sua primeira peça que foi o “Banco Esqueleto 1 e 1 são 3”, a partir dos materiais disponibilizados foi feito o projeto de um banco sem custo nenhum, pois a principal matéria prima, era material de descarte e a confecção do banco foi toda no laboratório da faculdade, gerando então um banco agradável bonito e de custo Zero.
Com o potencial desse rapaz logo as oportunidades surgiram, aos 20 anos já fazia palestras e exposições de suas peças, foi premiado e desde 2012 tem seu escritório onde desenvolve peças belíssimas. Atualmente ocupa o cargo de diretor de arte da Veromobili, e também de curador da primeira feira urbana de design de São Paulo, o Pátio Design, na unibes cultural.
“1 e 1 são 3 ”– Banco Esqueleto
Com a iniciativa do Studio Grid em convidar alunos de destaque em curso da Faculdade Belas Artes, deram início ao projeto que hoje marcou a carreira de Hugo Sigaud (1992), A ideia principal era usar materiais de descarte para fazer arte, com isso os alunos desenvolveram o Banco 1 e 1 são 3, com materiais descartados pela indústria automotiva, chapas de madeira compensado, que seriam inutilizados, deram o toque para o projeto de Hugo Sigaud (1992).
Essas chapas eram usadas para suporte dos rolos de película automotiva, e o Studio Grid com parceria com esses industriários conseguiu esse material se custo algum, ajudando no desenvolvimento, e tornando assim um projeto de custo zero, pois, as ferramentas usadas para execução do banco foi toda da instituição em que os alunos estudavam, então os alunos desenharam e confeccionaram o projeto desde o primeiro rabisco.
O acabamento dos bancos foi apenas lixar, e passar uma seladora, para que os bancos não perdessem a originalidade que foi proposta desde o princípio do projeto, de aproveitar materiais de descarte, se o acabamento fosse prioridade o projeto não teria o mesmo efeito.
Atualmente os bancos confeccionados ficam expostos na Faculdade Belas Artes como incentivo aos alunos que ainda estão ingressando neste mercado tão revigorante que é ser Designer.
A Importância do Design no Desenvolvimento de Produtos
O design é fundamental para agregar valor e criar uma identidade visual para produtos, serviços e empresas. Os principais aspectos incorporados pelo design são: inovação, confiabilidade, racionalização, evolução tecnológica, padrão estético. Os produtos japoneses, italianos e alemães, conquistaram reconhecimento internacional e pela qualidade e design. Este último componente conferiu aos produtos uma linguagem própria, reflexo dos traços culturais do país.
...