HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Artigo: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hp12 • 15/9/2014 • 842 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
ETAPA 1: SOMOS FEITOS DE TEMPO
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. E assim que produzimos a nos mesmos e a cultura a que pertencemos. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança.
Com a historia da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e critico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso.
Se somos seres históricos nada escapam a dimensão do tempo. A história surge da necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados por diversos métodos. Para compreender a lógica das identidades múltiplas, uma das funções principais da historia da educação e compreender esta lógica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memórias e tradições, crenças e solidariedades.
A historia cumpre elucidar este processo e, e por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho educativo.Para pensar os indivíduos como produtores de historia, a reflexão histórica, normalmente no campo educativo, não serve para descrever o passado, assim para nos colocar perante um patrimônio de idéias, de projetos e de experiências. Para explicar que não há mudança sem historia, estamos sempre a lidar com experiência e a fabricar a memória. Por isso, e importante denunciar a ilusão da mudança, imaginada a partir de um não lugar sem raízes e sem historia.
A história da educação não e simplesmente uma disciplina. Ela trata de abordagem cientifica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. As questões de educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade. E um fenômeno que sofre os efeitos do jogo de poder, por estar de fato envolvida na política.
"Cada época é definida pelo que apresenta de novo, de especificamente seu. Pode não ser um alto pensamento filosófico, uma grande reforma moral, uma arte requintada, uma ciência generosa. Mas há de ser a dádiva de qualquer uma dessas manifestações humanas, ou todas, numa concepção inteiramente inédita, original, inconcebível noutro tempo da história.” (Miguel Torga [diário (1943)] escritor 1907//1995 Portugal)
.ETAPA 2: A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL- A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA
A escola foi inventada pela sociedade grega em que um número cada vez maior de privilegiados, também vivendo a invenção da democracia reclamava para os sues filhos a iniciação em técnicas e conhecimento ate então rigorosamente guardado pelas famílias aristocratas,
...