HISTÓRIA DA UNIÃO NO BRASIL
Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DA UNIÃO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudinhaeloysa • 15/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.661 Palavras (15 Páginas) • 176 Visualizações
INTRODUÇÃO.
Este estudo tem como principal objetivo, ressaltar as principais mudanças que aconteceram em relação ao movimento do trabalhador.
Todo tem seus direitos e deveres, simplesmente têm que haver um acordo entre ambas as partes.
O sindicato é o único veículo pelo qual toda uma classe menos favorecida na sociedade capitalista, a classe trabalhadora, consegue expressar-se politicamente. Os trabalhadores aderem ao sindicato buscando: união; segurança; participação; reconhecimento; e benefícios.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO NO BRASIL
A indústria brasileira se desenvolveu tardiamente em relação às grandes potências capitalistas. Na passagem dos séculos 19 e 20, a economia brasileira era ainda predominantemente agrícola.
No início do século 20, jornadas de 14 ou 16 horas diárias ainda eram comuns. Assim como a exploração da força de trabalho de mulheres e crianças.
Os salários pagos eram extremamente baixos, havendo reduções salariais como forma de punição e castigo. Todos eram explorados sem qualquer direito ou proteção legal. A primeira greve no Brasil foi à dos tipógrafos do Rio de Janeiro, em 1858, contra as injustiças patronais e por melhores salários.
Os imigrantes, enganados com promessas nunca cumpridas, trouxeram experiências de luta muito mais avançadas do que as que havia no Brasil, e é a partir deles que se organizou o anarquismo, que foi a posição hegemônica no movimento operário brasileiro no período de nascimento e consolidação da indústria.
No século XX foram criadas muitas organizações que defendiam os direitos dos trabalhadores que as compunham, tais como União dos operários Estivadores em 1903, Sociedade União dos Foguistas em 1903 também, embora não tivessem características sindicais demonstravam interesse quanto o significado social e importância dos movimentos operários.
Surgi a Confederação Geral dos trabalhadores em 1920, que provocou uma cisão doutrinária da classe operaria que durou pouco tempo sendo extinta pelo governo que queria reprimir as ideias socialistas e também comunistas.
Em 1927 com o decreto 1637 foi facultado a formação de sindicatos a todas as classes operarias, e é importante observar que o mesmo foi feito para os profissionais liberais. Surgiram então vários sindicatos com frágil poder de pressão devido a constante perseguição do governo e dos empregadores. Em 1930 ao contrário do que os grandes empresários queriam começou a ser desenvolvida a legislação Trabalhista, em 19 de março de 1931 com o numero de Decreto 19.770 foi assinada o que pode ser considerada primeira lei sindical Brasileira.
É importante pontuar que nas estatísticas da época neste período do ano de 1931 foram expedidas mais de 400 cartas sindicais e mais de 70 sindicatos patronais. Em 1988 a constituinte visou estabelecer uma democracia sindical ao proclamar a liberdade de associação e proibir a intervenção do estado na concessão de autorizações prévias para a fundação de sindicatos.
Na década de 70 surge a mais expressiva voz de liderança no sindicalismo, Luís Inácio da Silva, conhecido como LULA, desencadeando um novo modelo de sindicalismo que em 1980 com intelectuais e representantes do movimento fundaram o PT Partido dos Trabalhadores a fim de representar a classe trabalhadora.
Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores. Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical. Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes.
É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalho.
ETAPA 1
ORGANIZAÇÃO
Identificação da organização
Nome: Supermercado Serve Bem
Localização: quadra 120 conjunto 10 lote 02/09 samambaia sul
Segmento: Vendas
Porte: Pequeno
Quantidade de funcionários: 30 (trinta)
Produtos que comercializa: gêneros alimentícios e artigos de higiene pessoal, limpeza e beleza, frios, carnes, pães, hortifrúti e congelados.
Missão: Conquistar a plena satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, prestando serviços de qualidade conduzindo os negócios de maneira ética e sendo corresponsável pelo desenvolvimento da região.
Valores: Ética Profissional, Respeito, Honestidade e Humildade
Justificativa da escolha da empresa: por ser uma empresa que atua no setor de vendas contribuindo para o crescimento do município gerando vários empregos, pela qualidade de seus serviços e satisfação dos consumidores.
ETAPA 2
Evolução do trabalho e das relações de trabalhos
Há cerca de 100 000 anos, tudo de que precisávamos para sobreviver era caçar e procriar. Depois, com mais ferramentas e armas, alcançamos certa organização no trabalho, e outras maneiras de sobreviver foram surgindo.
As primeiras tecnologias de irrigação, há 12 000 anos, permitiram que as lavouras se fixassem, gerando excedente de alimentos, menos obrigações de caça e mais tempo para nos especializarmos em outras tarefas
...