Historia Educacional
Por: maya_andreatta • 6/6/2015 • Relatório de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
Questão 1 - Leia este trecho escrito por António Gomes Ferreira (2005, p. 179), do texto A difusão da escola e a afirmação da sociedade burguesa: “Na verdade, a escola assumiu na contemporaneidade uma importância muito grande enquanto instância de iniciação intelectual adequada a uma modernidade florescente, mas também como instituição socializadora, promovendo uma formação global tendente a inculcar valores e comportamentos convenientes a uma cultura dominante”. Com base nos seus conhecimentos em história da educação, mencione alguns motivos que poderiam ter levado o autor a esta conclusão.
No século XXI, a escola era entendida como futuro da civilização devido às ideia de modernização a partir do pensamento racionalista e positivista, que estava sendo desenvolvido nos últimos séculos, permitindo o conhecimento que leva as pessoas e os países ao caminho do progresso. Anos mais tarde, com a determinação da escolarização obrigatória, a escola passou a ser associada à promoção social e ao desenvolvimento da qualidade de vida.
Durante o império romano apenas os clérigos possuíam acesso ao conhecimento. Já durante a era medieval foram criadas escolas dedicadas à formação religiosa. Conforme as cidades evoluíam e a burguesia se consolidava, aumentava-se o número de escolas laicas, principalmente naquelas onde a burguesia era mais importante, e assim, as escolas foram ganharam importância por toda Europa ao longo dos séculos, e por este motivo pode-se dizer que as escolas são um fenômeno urbano e burguês. A tecnologia é a relação que existe entre a escola e a burguesia, pois a elite via o conhecimento tanto como instrumento produtor quanto como capacidade de controlar riqueza e poder.
No que diz respeito qualidade de uma instituição socializadora, pode-se dizer que a escola adquiriu um caráter especialmente interessante às estrutura político-ideológicas, uma vez que estas possuíam como finalidade difundir e consolidar uma ideologia que promovesse a união entre indivíduos de grupos sociais e culturais diferentes, assim como seus interesses, favorecendo a aceitação de princípios e de normas sociais.
Questão 2) “Analisar a perspectiva de Lacroix sobre a instrução pública no período revolucionário é, inequivocamente, um modo de sondar a Revolução quanto a suas relações com a ilustração, movimento inseparável de uma profunda vontade de disseminação dos conhecimentos e ampliação da instrução popular” (GARNICA; GOMES; ANDRADE, 2013, p. 135). Mencione algumas das principais características que aproximam as propostas contidas nos Essais de Lacroix com o pensamento ilustrado que vigorou na França pós-1789.
Questão 3 - Conforme Marc Le Coeur (2003, p. 361), no texto Os liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914), “os liceus eram microcosmos onde se podiam legitimamente identificar em uma pequena aglomeração urbana, como em um país inteiro, segundo o que se fala, de seu ordenamento ou de sua população escolar, quando é atingida pelas mesmas correntes de pensamento e tocada pelas mesmas inegabilidades que atingem a população francesa”. Destaque algumas características dos liceus parisienses deste período que ratifiquem esta afirmação feita por Marc Le Coeur.
...