TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Аnhanguera Educacional S.A.

Pesquisas Acadêmicas: História da Аnhanguera Educacional S.A.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.165 Palavras (37 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 37

A empresa

Histórico

A Anhanguera é hoje uma das maiores instituições de ensino do mundo, presente em todo o território brasileiro, por meio dos Polos de Educação a Distância (EAD) e mais de 75 unidades. O grupo Anhanguera teve início no ano de 1994 com a fundação das Faculdades Integradas Anhanguera na cidade de Leme, interior de São Paulo, por um grupo de professores liderado por Antônio Carbonari Netto. O nome Anhanguera surgiu por conta da proximidade das primeiras unidades com a rodovia Anhanguera. Já a sua cor predominante, o laranja, surgiu dois anos depois apões a inundação ocorrida na faculdade Anhanguera de Valinhos, onde partes das paredes da unidade ficaram marcadas pelo barro, imprimindo um aspecto alaranjado. Por conta deste evento às vésperas do início das aulas, ficou impossível realizar uma repintura geral de toda a unidade. Então, parte das paredes foi tonalizada com a cor laranja, sobrepondo as marcas anteriores. Essa fatalidade veio ao encontro da identidade e valores de marca com os quais a Anhanguera gostaria de ser identificada: alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, características intrínsecas à cor laranja e associadas à marca até hoje.

Ainda em 2003, foi constituída a anhanguera Educacional S.A (“AESA”) mediante a incorporação das quatro instituições que formavam o grupo Anhanguera Educacional na época.

Em 2005 foram abertas novas Unidades em três cidades do interior do Estado de São Paulo. Ao final deste ano, a rede de ensino do grupo já contava com 10 unidades.

No ano de 2006 foram adicionadas três novas Unidades à rede de ensino do grupo, sendo uma delas a Uniderp Interativa, dando início ao sistema de educação à distância (RAD) no grupo Anhanguera.

Em 2007 foi aberto, com auxílio do Pátria Investimentos, o capital financeiro do Grupo Anhanguera Educacional na bolsa de valores de São Paulo, Bovespa. Nesse momento, a Anhanguera unificou sua identidade visual, agregando um triângulo, remetendo à letra “A”, em seu logotipo, que futuramente viria a derivar para a marca atual. Com essa entrada de recursos foram adicionadas 13 novas Unidades à rede de ensino do grupo por meio de aquisições, o que ampliou sua presença em três regiões do país – Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Além disso, o grupo também cresceu organicamente adicionando cinco novas Unidades à sua rede de ensino.

No ano de 2008 além das aquisições de Unidades de ensino Superior, o grupo realizou em 2008 aquisições que possibilitaram ampliar a oferta de produtos, sendo uma delas a Rede LFG. Na época, a LFG possuía 70 mil alunos matriculados em 62 cursos oferecidos em sua rede de 322 Polos de Ensino a Distância. No período de 2009 e 2010, o Grupo Anhanguera continuou sua expansão por meio de aquisições de suas novas unidades, proporcionando inclusive seu fortalecimento na região sudeste por meio da entrada no estado do Rio de Janeiro. A instituição encerrou o ano de 2010 com 56 unidades e mais de 500 Polos em sua rede de ensino.

Durante o período de 2011 e 2012, a instituição acelerou sua expansão, por meio de várias novas adições, chegando a marca de 79 unidades e 500 Polos, incluindo o início das operações em Brasília e Caxias do Sul e solidificando sua presença na Grande São Paulo.

Desde o ano de 2013, a Instituição está passando pelo processo de fusão com a empresa Kroton Educacional. Espera-se a finalização desta fusão ainda este ano.

Missão

“Promover o ensino de forma eficiente e com a qualidade necessária ao bom desempenho profissional dos alunos para que, de modo competente e ético, possam desenvolver seus projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais”.

Visão

“Ser a primeira opção em Educação Superior Particular, para a nova classe média brasileira, em todos os mercados onde atuamos”.

Valores

Que o bom ensino, ministrado de forma eficiente e com qualidade e seriedade, traduz-se em uma aprendizagem eficaz e útil ao estudante para que desenvolva suas habilidades e competências com vistas ao seu projeto de vida.

Que o Ensino Superior de qualidade, além de atender aos interesses e anseios dos educandos, baseia-se na qualidade dos professores e de outros agentes educacionais que interagem na formação discente. Que a educação continuada dos docentes,agentes formacionais de excelência, bem como sua estabilidade emocional e funcional, são fundamentais para sua qualificação, capacitação e atualização.

Que o bom Ensino Superior, para uma aprendizagem eficaz, deve ter embasamento teórico e prático, quer pelo emprego de metodologias apropriadas, quer pelo uso de tecnologias educacionais e da informática, como multimeios auxiliares, além do uso sistemático do Livro-Texto em cada disciplina.

Que o processo de aprendizagem, para ser eficiente e eficaz, deve ser fomentado e implementado constantemente, além de avaliado em função dos objetivos propostos, de forma coerente, nos termos do projeto pedagógico de cada curso.

Que ao aprendizado formal deve ser acrescentado o estudo e a prática da ética, para a formação de um cidadão consciente dos seus deveres e direitos, para uma vida social compartilhada e solidária.

Que os alunos são corresponsáveis pelo aprendizado eficiente e eficaz, devendo dedicação a propósitos, compromissos, metas e objetivos assumidos.

Que os alunos desenvolverão suas habilidades e competências quando motivados pelos docentes, hoje entendidos como facilitadores da aprendizagem.

Responsabilidade Socioambiental

A Anhanguera é reconhecida pelo compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no processo educacional. O Programa de Extensão Comunitária (PEC) garante a interação de professores e estudantes da instituição com as comunidades onde estão instaladas as unidades de ensino da Anhanguera. Os projetos são desenvolvidos em parceria com organizações governamentais e não governamentais.

Através de diversos projetos e programas educacionais, o PEC alinha os vários segmentos da sociedade às discussões sobre sustentabilidade que acontecem dentro da Anhanguera, distinguindo-a como uma instituição cidadã. Para os alunos, além do exercício da cidadania e a possibilidade de contribuir com a melhoria de vida das comunidades, o programa é uma grande oportunidade para aliar conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com