Historia - Realismo Naturalismo
Por: alexandrecloudy • 21/11/2015 • Artigo • 293 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
O REALISMO-NATURALISMO
O termo Realismo foi utilizado pela primeira vez na França por Théodore de Banville para satirizar a obra do pintor Gustave Courbet (1819-1877) na revista “Occidentale Sixième”.
-A natureza é quem fala:
“Amigo, se você me procura neste ponto triste e desagradável,
que o senhor Courbet vem passear por aqui!
E a sombria paisagem, talhada como um buraco,
Com a grama, a folhagem e uns frutos pançudos e
Redondos que cantam: Bom dia, senhor Courbet, o mestre pinta!
Senhor Courbet, olá! Bom dia, senhor Courbet!”
-Desde 1846 Courbet se alia ao crítico Champfleury e o pintor Max Bouchon e discutem os parâmetros da “Arte Realista”.
-Nessa mesma década Flaubert escreve “Madame Bovary” e faz a defesa da fria observação dos hábitos e dos costumes.
-Sthendal, desde 1820, escreve suas obras principais influenciado pelas pesquisas científicas - mas em 1822 publica um livro (“Do Amor”) em que já no prefácio diz o seguinte: “Este livro não alcançou sucesso algum – acharam-no ininteligível, não sem razão... Embora trate do amor, este livrinho não é um romance, e sobretudo não é divertido como um romance. É simplesmente uma descrição exata e científica de uma loucura raríssima na França”.
-Em 1839 publica “O vermelho e o negro”.
-Balzac, a partir de 1827, começa a editar os seus livros e tenta captar as cenas cotidianas, entrelaçando vários “tipos” sociais – “A comédia Humana”.-O naturalismo vai florescer em França a partir de 1850/60 com as teorias Behavioristas, o positivismo de Comte e a medicina experimental de Claude Bernard. A valorização da temática “o homem é produto do meio” é imensa.Enfoque nos dados patológicos - Zola escreve no prefácio de Thérèse Raquin: “Enquanto escrevi a Tereza Raquin, esqueci a sociedade, abstraí-me na cópia exata e minuciosa da vida, consagrei-me à análise do mecanismo humano”.
...