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Realismo Naturalismo

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  1.710 Visualizações

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Realismo / Naturalismo

I) QUESTÕES OBJETIVAS

As questões 01 e 02 referem-se à obra Contos Amazônicos, de Inglês de Sousa

QUESTÃO 01 (Descritor: Identificar informações contidas em textos diversos)

Assunto: Contos Amazônicos e Naturalismo

Segundo Sylvia P. Paixão, a obra de Inglês de Sousa, formada de nove contos, pode ser considerada quase como ”crônicas de costumes da época, ou melhor, um documento social elaborado a partir da observação de vários aspectos da região da Amazônia, onde a luta do homem contra o meio selvagem em que a vida se apresentava como uma sucessão de embates sociais e políticos era também a luta contra a natureza que o ameaçava.“ O conto em que os eventos da natureza mais se apresentam de forma ameaçadora, destruidora é

  1. A feiticeira
  2. Amor de Maria
  3. O donativo do capitão silvestre
  4. O gado do valha-me-Deus
  5. A quadrilha de Jacó Patacho.

QUESTÃO 02 (Descritor: Reconhecer características típicas de uma determinada obra literária)

Assunto: Contos Amazônicos e Naturalismo

Todos os aspectos abaixo compõem a obra de Inglês de Sousa, exceto

  1. O autor revela-se um grande de observador dos costumes do povo da região amazônica.
  2. A obra descreve com detalhes a natureza exótica, hostil e selvagem da região.
  3. Os contos destacam, muitas vezes, os aspectos bestiais e repulsivos da atitude humana.
  4. As instituições mostram-se falidas e seus representantes, muitas vezes, são decadentes.
  5. O nacionalismo e o patriotismo, de forma idealizada, destacam-se em vários contos.  

As questões 03 a 05 referem-se ao excerto abaixo, retirado do final da obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci  o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:  Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”    

QUESTÃO 03  (Descritor: analisar o sentido de determinada expressão, em relação ao contexto.)

Assunto: Prosa Realista e intertextualidade

Considerando o trecho lido e o título da obra machadiana, a expressão “ao chegar a este outro lado do mistério”

  1. refere-se à semidemência de Quincas Borba;
  2. alude ao fato de o narrador não ter se tornado ministro;
  3. refere-se ao mistério da morte, pelo qual o narrador já passara;
  4. alude ao próprio passado, pois só agora percebera sua vida inútil.
  5. refere-se ao mistério do casamento e da paternidade, que ele não conheceu.

QUESTÃO 04 (Descritor: identificar características da narrativa realista machadiana)

Assunto: Prosa Realista (Machado de Assis)

O excerto lido evidencia pelo menos uma das típicas características da obra machadiana

  1. uma linguagem rebuscada e ambígua, que prejudica a compreensão do texto;
  2. um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente;
  3. um gosto por frases lapidares, carregadas de expressões inusitadas;
  4. uma capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo da obra.
  5. um pessimismo ingênuo, típico dos realistas e naturalistas do século XIX.  

QUESTÃO 05 (Descritor: relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto)

Assunto: Prosa Realista

Observe:  Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” Com esta afirmativa o narrador mostra-se

  1. triste, por não ter gerado filhos.
  2. satisfeito, por não ter deixado herança.
  3. incompleto, por não ter sido pai.
  4. aliviado, por não ter gerado filhos.
  5. inconformado, por não ter deixado herança.

     

As questões 06 a 10 referem-se aos excertos abaixo, retirados da obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

CAPÍTULO CXXIV

VÁ DE INTERMÉDIO

        Que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte. Não obstante, se eu não compusesse este capítulo, padeceria o leitor um forte abalo, assaz danoso ao efeito do livro. Saltar de um retrato a um epitáfio, pode ser real e comum; o leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida. Não digo que este pensamento seja meu; digo que há dose de verdade, e que, ao menos, a forma é pitoresca. E repito: não é meu.

CAPÍTULO CXXV

EPITÁFIO

AQUI JAZ

D. EULÁLIA DAMACENA DE BRITO

MORTA

AOS DEZENOVE ANOS DE IDADE

ORAI POR ELA!

QUESTÃO 06 (Descritor: distinguir aspectos realistas de um texto em prosa)  

Assunto:  Prosa Realista

O capítulo CXXV é, do ponto de vista de sua construção, um capítulo

  1. perfeitamente romântico, por retratar com sentimentalismo o tema da “morte”.
  2. bastante adequado ao padrão do Gênero Dramático, pelo seu caráter dialógico.
  3. perfeitamente cabível neste romance realista, pelo seu tom trágico.
  4. bastante inusitado nesta obra, que se enquadra nas normas realistas.
  5. basicamente de rompimento do padrão romanesco, pelo seu caráter antinarrativo.

QUESTÃO 07 (Descritor: relacionar conteúdo ao título)

Assunto: Prosa Realista

No decorrer do romance machadiano, ocorrem inúmeras interrupções, para que o narrador teça comentários sobre o ato de narrar, faça considerações como essas ocorridas no capítulo CXXIV, dirija-se ao leitor, etc. Estas interrupções revelam

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