Há quanto tempo trabalha como doula?
Por: MGaspe • 12/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 323 Visualizações
1 - Há quanto tempo trabalha como doula?
Trabalho a 4 anos como doula!
2 - Por quê escolheu essa área? Fez (ou existe) algum curso?
Conheci o mundo da humanização do parto através de uma grande amiga que é enfermeira obstetra, com ela aprendi quase tudo que sei. E além disso também fiz um curso. Atualmente, temos alguns espalhados pelo Brasil.
Escolhi esta área quando fiquei gravida do meu terceiro filho, e comecei a pesquisar, aprender, desmistificar muitas coisas dentro de mim... E descobri que na realidade obstétrica que vivemos em nosso país, o papel de uma doula é fundamental para ajudar uma mulher a se conhecer, conhecer o processo fisiológico da gestação e do parto e assim seguir adiante com sua gestação até que seu bebe possa ter a chance de avisar que está pronto para nascer!
3 - Como está a procura por doulas nos dias atuais? É grande?
A cada dia mais mulheres tem se mostrado com interesse neste assunto.
A procura é diária!
Nossa maior dificuldade são os médicos que desmotivam suas pacientes a viver este processo do parto Natural.
4 - Como funciona o processo? A relação entre a doula e a grávida, e em que parte a doula entra?
Bem,
quando elas entram em contato, primeiramente tento entender o que elas compreendem sobre parto humanizado, o que buscam, o que esperam, o que desejam, e a partir daí começamos uma caminhada de informações, conhecimentos e amizade!
A partir de todas as informações, trocas de experiencias com outras mulheres, videos, livros, filmes, elas conseguem decidir o que desejam de fato para si e para seus filhos na hora do parto.
Acima de tudo, meu papel é respeitar a decisão da gestante e jamais levá-la a se decidir por algo baseada em minha opinião, mas, na opinião que criou a partir de tudo que viveu. Partilhamos muito sobre todos os seus planos para o parto e a doula se torna uma intermediária entre a equipe e a parturiente.
5 - Você pode explicar como ocorre o parto humanizado. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. Pode ter interferência anestésica ou de outros medicamentos?
Para Humanizar um parto, partimos do principio de respeitar a gestante em todos os seus desejos etodo o processo fiziologico deste parto.
Onde quer parir
Como deseja parir (posição)
Quem ela quer ao seu lado neste momento
Se quer se alimentar, se hidratar, se movimentar
Se quer ouvir música, gritar, dançar, cantar, rezar....
Enfim... deixa-la livre para viver este momento em paz e parir como deseja!
O trabalho da doula consiste em ajudar a parturiente a descobrir posições que aliviem a dor e usar técnicas de massagens e também fazendo o uso da água quente seja de chuveiro, banheira ou bolsa d'agua.
Tudo isso costuma reduzir muito o pedido por analgesia já que este, aumentam as chances de uma cesárea intraparto, já que podem afetar diretamente o bebe.
Quando se trata de um parto domiciliar, esta possibilidade é nula. Tanto do uso de medicamentos quanto de analgesia.
Para um parto hospitalar todo o plano de parto é avaliado e se houver a necessidade de medicação e analgesia será uma decisão tomada pela gestante a partir de um diálogo entre gestante e equipe médica.
6 - Quanto tempo pode durar um trabalho de parto humanizado?
Um parto humanizado não tem tempo previsto
Cada mulher é uma, e cada uma tem o seu tempo!
A natureza é perfeita!
7 - Existe alguma diferença (vantagem ou desvantagem para a saúde da mãe e da criança) entre fazer o parto humanizado em casa ou no hospital?
Bem desde que ela contrate uma equipe capacitada a agir nos possíveis imprevisto, ela estará segura em ambos os ambientes.
A vantagem de parir em casa é que a mulher esta em seu lar, tudo ali é dela e familiar à ela, sua cama, seu banheiro, suas coisas... isso normalmente facilita a entrega da mulher ao processo do Trabalho de parto e nem ela nem o bebe ficam expostos aos riscos de contaminações por bactérias hospitalares.
É muito importante aqui enfatizar que o parto humanizado pode acontecer onde a gestante desejar, desde que ela se sinta segura. E que não é o lugar que faz o parto ser humanizado, mas, a equipe que está atendendo esta parturiente.
8 - Existe um preparo para o parto poder ser feito em casa?
O preparo é sempre a informação.
Uma vez que a gestante decide ter o seu bebe em casa, ela precisa estar muito bem informada de todo o processo, e tomar posse deste momento, já que a equipe estará presente para ajudá-la a vivenciar o Trabalho de parto e parto. ela é a protagonista.
9 - E no hospital? É oferecido um serviço especial?
Não!
O hospital é apenas uma instituição que visa seus lucros. Tanto que é que se a gestante quiser ter um parto humanizado ela não poderá contar com a equipe do hospital. Estes, seguem os protocolos internos, e usam de várias intervenções, para agilizar o tempo e não se importam com os desejos desta mulher.
Atualmente aqui em S.P contamos ainda com poucos hospitais que aceitam a entrada de doulas.
10 - Há alguma restrição (idade da grávida, se já teve filhos etc.) para mulheres que querem optar pelo parto com doula ou todas podem optar?
Não existe restrições.
Qualquer mulher pode optar por ter uma doula, já que esta atua antes, durante e depois do parto, amamentação e primeiros cuidados com o bebe.
11 - Uma dúvida muito frequente das pessoas: É um método seguro? O que fazer quando ocorrem imprevistos?
Como falei acima, o que torna o parto humanizado seguro é que a gestante escolha uma equipe de sua confiança e que seja capacitada a intervir em caso de algum imprevisto.
No caso de um parto domiciliar, a Enfermeira Obstetra estará atenta a todos os sinais de mãe e filho e no primeiro sinal de que as coisas deixaram de ser seguras, fazemos a transferência desta gestante para o hospital de sua escolha. E se a gestante já estiver em um hospital, é seguir a conduta indicada pelo médico.
...