I Mostra Ambiental Do JRD
Trabalho Escolar: I Mostra Ambiental Do JRD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaoamado • 8/4/2014 • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
EEEP JOSÉ RIBEIRO DAMASCENO
CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM
PROJETO INTERDISCIPLINAR
1ª JORNADA AMBIENTAL DA EEEP JOSÉ RIBEIRO DAMASCENO
CURSO: TÉCNICO EM HOSPEDAGEM
TURMA: 2º ANO D
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
PROFESSOR RESPONSÁVEL: JOÃO ALFREDO AMADO DE OLIVEIRA
TRAIRI-CE / 2013
1. Introdução
Os últimos 40 anos foram pródigos em encontros, conferências, seminários, tratados e convenções voltados à temática ambiental e, no entanto, nunca se comprometeu tanto a capacidade de manutenção da vida, o que indica a necessidade de ações educacionais que contribuam para a construção de sociedades sustentáveis.
Os anos 1990 trouxeram para o Brasil uma maior atenção para as questões ambientais. Entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 no estado do Rio de Janeiro foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra, que reuniu mais de cem chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas.
Juntamente com o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza, ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
Após 20 anos foi realizada em 2012, também no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), também conhecida como Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.
A educação Ambiental é parte do movimento ecológico. Surge da preocupação da sociedade com o futuro da vida e com a qualidade da existência das presentes e futuras gerações. Nesse sentido, podemos dizer que a EA é herdeira direta do debate ecológico e está entre as alternativas que visam construir novas maneiras de os grupos sociais se relacionarem com o meio ambiente.
Essa aposta na formação de novas atitudes e posturas ambientais como algo que deveria integrar a educação de todos os cidadãos passou a fazer parte do campo educacional propriamente dito e das preocupações das políticas públicas. Essa compreensão também é ratificada pela Política Nacional de Educação Ambiental, que entende por esse tipo de educação:
Os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio-ambiente, bem de uso com um do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei 9.705 de 27/4/1999).
O município de Trairi no estado do Ceará, por sua estrutura geográfica, tem um grande potencial para o ECOTURISMO, TURISMO DE AVENTURA E TURISMO DE SOL E PRAIA, em contrapartida apresenta uma grande vulnerabilidade das suas fontes e mananciais de agua doce, e risco para áreas sensíveis como dunas e mangues e outros ecossistemas que são impactados pelo fluxo turístico receptivo.
Em vista da proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora em 05 de junho, neste ano de 2013, e em função de estarmos em plena aplicação das disciplinas de Educação e Responsabilidade Ambiental e geografia, no 3º semestre do curso Técnico em Hospedagem, a turma do 2º ano D de Hospedagem da EEEP José Ribeiro Damasceno (relação dos alunos anexa), propõe o presente projeto “1ª Jornada Ambiental da EEEP JRD” como instrumental de avaliação e parte integrante das disciplinas.
2. Objetivo Geral
Com a realização da Jornada Pedagógica que consiste na execução de 4 projetos de educação e responsabilidade ambiental em interdisciplinaridade com a disciplina de geografia, sejam eles: Horta Orgânica Escolar, 1ª Oficina de Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem, Blitz Ecológica, 1ª Mostra de Vídeos Ambientais, a turma do 2º ano D de Hospedagem, visa promover no ambiente escolar da EEEP José Ribeiro Damasceno e por extensão na comunidade do Trairi na qual a escola está inserida, um despertar para as questões socioambientais, atentando para as características geográficas locais, tais como tipos de solo, relevo e clima, buscando disseminar novos conceitos e novas posturas que possibilitem profundas mudanças de comportamento na direção de uma maior educação e responsabilidade ambiental da população local com ênfase nos jovens, possibilitando aos alunos das disciplinas em questão o exercício e a pratica do protagonismo no planejamento e execução dos projetos descritos.
3. Objetivos Específicos por projeto
Horta Orgânica Escolar
- Objetivos específicos:
- Realizar palestra sobre o desenvolvimento da agricultura orgânica;
- Despertar o interesse dos alunos para a importância do cultivo da horta orgânica;
- Proporcionar o consumo de alimentos de forma adequada e saudável;
- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
- Criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis;
- Fornecer para a merenda escolar hortaliças de origem orgânica;
Oficina de Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem
- Objetivos específicos:
- Promover uma conscientização sobre a importância da coleta seletiva;
- Divulgar técnicas de reciclagem;
- Realizar oficina e exposição de artesanato produzido com materiais recicláveis;
- Realizar Palestra sobre Preservação Ambiental e Coleta Seletiva;
1º Mostra
...