TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO JOGO NA FORMAÇÃO

Seminário: IMPORTÂNCIA DO JOGO NA FORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

 Texto: A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM

O brincar é uma forma de divertimento, é uma atividade natural da criança, que não implica em compromissos e que envolve seu comportamento espontâneo.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade” (Vygotsky, 1998)

Os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia e de encantamentos, de alegria, de sonhos, onde a realidade e o faz de conta se confundem. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.

Para Vygotsky, citado por Wajskop (1995:35): “... a brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema, sob a orientação de um adulto, ou de um companheiro mais capaz."

É necessário e muito importante que as brincadeiras oferecidas à criança estejam de acordo com a zona de desenvolvimento em que ela se encontra e a estimule para o desenvolvimento do ir além.

Brincando a criança se diverte, se exercita, constrói seu conhecimento e aprende a conviver.

1. Conclusão

Para entender o significado do texto, o leitor tem de elaborar uma interpretação global ao longo de sua leitura. A compreensão é a finalidade natural de qualquer ato habitual de leitura, não é fácil para ninguém ler um texto sem conseguir construir uma interpretação.

Torna-se essencial que o professor tenha uma concepção de leitura que realmente busque o desenvolvimento dos alunos e que ofereçam oportunidades positivas de contato com diversos tipos de textos, uma vez que o ato de ler é muito importante, como agente de aquisição de conhecimento de todas as disciplinas.

Por este motivo, o professor deve introduzir na sua prática pedagógica, metodologias e estratégias criativas, utilizando a leitura para estimular a emancipação pessoal e para buscar o desenvolvimento integral do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com