INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
Relatório de pesquisa: INTRODUÇÃO À ERGONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/4/2014 • Relatório de pesquisa • 462 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
A ideia central é adequar o trabalho ao homem para que o mesmo não adquira certos riscos ergonômicos para sua saúde, como: posturas incorretas, repetitividade, ambiente de trabalho desconfortável e etc. Isto é importante para a empresa, pois o funcionário evita ter gastos com afastamentos, indenizações pelos danos físicos e etc.
2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Os aspectos precursores, a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e o desenvolvimento global do sistema. Na segunda Guerra Mundial ganhou força, por consequência do trablho interdisciplinar que era desenvolvido por vários profissionais, como médicos, psicólogos, engenheiros e fisiologistas durante a guerra.
3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
A evolução consistiu na especialização a ergonomia física relacionada anatomia humana, pois usando como exemplo: o ambiente de trabalho e o mobiliário têm que ser adaptado a cada funcionário e não o contrário.
4 No que consiste a abordagem macroergonômica?
O campo de estudo da ergonomia foi ampliado a partir dos anos 80, passando a ser chamado de Macroergonomia. Segundo essa nova visão, uma organização é considerada como um todo. Com isso, sua definição é o desenvolvimento e aplicação da tecnologia da interface homem-máquina em toda a organização, isto é, sob um ponto vista global. Uma das maiores vantagens da Macroergonomia é que pode proporcionar melhorias com o aumento de 60 a 90%, enquanto que na abordagem micro as melhorias são de apenas 10 a 25%. A ergonomia, hoje, participa do projeto e administração de organizações, que muitas vezes é composta por milhares de trabalhadores. ODAM – Organizational Design and Management – foi a sigla cunhada na língua inglesa para essa nova atribuição da ergonomia
5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
Exemplo 1: No dia-a-dia, ações simples como a postura certa para dormir e levantar da cama, como levantar um objeto, e até como se comportar durante uma refeição.
Exemplo 2: Ergonomia no Trabalho gera conforto, segurança e produção.
Atividades repetitivas podem casar L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T. (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho)
Exemplo 3: Tendo uma postura ergonômica evita lesões na coluna cervical e lombar.
ETAPA 2:
RELATÓRIO 2 – PROPOSTA COMERCIAL PARA EMPRESA DE TRASNPORTE
PASSO 2:
DESCRIÇÃO GERAL
• Esforço repetitivo
• Trabalho durante muito tempo na mesma posição
• Risco de lesão muscular, cervical e lombar
• Insegurança por imprudência no transito
REQUISITOS DE IMPLEMENTAÇÃO
• Adotar ginástica elaboral
• Revesamento de turno
• Adotar postura correta
• Palestras educativas
CONDIÇÕES GERAIS
• Todas estas recomendações devem ser aplicadas a todos os funcionários durante todo o turno de trabalho
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A empresa ganha como redução do índice de afastamentos de seus funcionários, com isso os funcionários ganham em sua melhoria na saúde, pois evitam lesões, e com isso a empresa ganha em qualidade e produtividade no trabalho.
...