INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
Relatório de pesquisa: INTRODUÇÃO À ERGONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LorrayneLo • 10/11/2014 • Relatório de pesquisa • 991 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
Os principais objetivos da Ergonomia
A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de como esse trabalho são programados e controlados para produzir os resultados desejados. A Ergonomia tem por objetivo transformar as condições do trabalho, desenvolvendo e aplicando técnicas eficazes e seguras para melhor adaptação do homem ao trabalho, proporcionando melhor produtividade, segurança e cuidado com a saúde dos trabalhadores. Reduzindo assim acidentes e danos a saúde.
Ergonomia na Segunda Guerra Mundial
A Ergonomia surge após a Segunda Guerra Mundial mais apropriadamente em 1949 ganhando força em conseqüência do trabalho interdisciplinar que era desenvolvido por diversos profissionais, como engenheiros, fisiologistas e psicólogos, durante a guerra. Tendo em vista quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens máquinas aspectos mais caracterizastes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.
A evolução da Ergonomia
A Ergonomia foi evoluindo desde que o estudo se centrada sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem; Pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem; Se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.
Macroergonômica
O processo de análise macroergonômica, consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias O nível de intervenção será determinado pelas condições da empresa quanto a fatores como organização (relacionado à diferenciação ou integração organizacional), formalização dos níveis de padronização e grau de centralização das informações e tomadas de decisões. A especificação destas condições determinará qual o nível de intervenção e qual a possibilidade de reestruturação a ser alcançada para maior participação dos empregados no processo de trabalho. A melhor forma de fazer isso é com a realização de reuniões periódicas, de curta duração, com esses profissionais, para discutir conceitos, apresentar de resultados e mantê-los informados sobre a evolução dos trabalhos. Quando surgir algum problema em que se torne necessário pedir a colaboração de algum deles, esta poderá ser obtida mais rapidamente, com menor resistência, pois já saberão do que se trata. A contribuição da ergonomia, de acordo com a ocasião em que é feita, classifica-se concepção, correção, conscientização e participação (Wisner 1987).
Aplicações da Ergonomia
A Ergonomia pode ser aplicada em:
Trabalho Fisicamente Pesado, onde atividades são pesadas ou penosas exercidas em Siderurgia, Mineração, Transportes e Mobilização de Cargas, entre outros;
As Crônicas, provocadas por Distúrbios músculo-esquelético, Cansaço inexplicável, sensação de fadiga, Insônia, entre outros;
As agudas, Fadiga por sobrecarga metabólica: dores musculares, músculos endurecidos, câimbras, dor muscular.
Entrevistas
Relatamos o grau de conhecimento de cinco pessoas sobre Ergonomia, e essas foram suas respostas.
Entrevistado 1: Maria Luíza Florênciana (Gerente de Núcleo do Dpto. De Análise e Aprovação de Projetos na Prefeitura Municipal de Rondonópolis).
“A Ergonomia é o cuidado físico que os trabalhadores, precisam se precaver no dia-a-dia para que não possa afetar sua saúde.”
Entrevistado 2: Lívia Alves de Souza ( Arquiteta e Analista no Dpto. De Análise e Aprovação de Projetos na Prefeitura Municipal de Rondonópolis).
“A Ergonomia é a correção e adaptação da posição do corpo humano para melhor postura ao realizar qualquer tarefa.”
Entrevistado 3: José Fontes (Aposentado)
“Não possui conhecimento sobre o assunto, pois nunca se inteirou do assunto.”
Entrevistado 4: Marcelo dos Reis Maia ( Técnico de Edificações e proprietário da Empresa MXM Projetos e Construções).
...