Identidade Brasileira/munanga
Artigo: Identidade Brasileira/munanga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaqueferr_eira • 2/11/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Fazendo uma análise do texto, MUNANGA reflete sobre a identidade brasileira e o contexto histórico da nossa cultura, levando a pensar sobre a base do preconceito racial e todos os caminhos que ele percorre. No segundo parágrafo, ele relata os maus tratos sofridos pelos primeiros imigrantes africanos, pessoas retiradas a força de seus países para as américas, incluindo o Brasil, sem ao menos saber o porquê. Diferentes dos negros que foram sequestrados de sua sociedade, a imigração de povos considerados brancos, ou amarelos, foi diferente e mais tranquila, por serem pessoas que deixaram seus lares voluntariamente em prol de uma nova cidadania e condições sócio-políticas favoráveis. Não sendo nesse caso a cor da pele fator importante ao ponto que estendesse a identificação de uma identidade. “No ponto de vista da antropologia, todas as identidades são construídas”, ou seja, é um conjunto de fatores e fenômenos sociais que moldam as identidades, “daí o verdadeiro problema de saber como, a partir de que e porquê.”
Em determinados países culturais, onde há miscigenação étnica, é de extrema importância que seja discutido sobre a identidade racial para a formação da cidadania. No Brasil é previsto em lei (10.639/03) o ensino da história e cultura afro-brasileira, assim como também a história da África, dos africanos, da luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade nacional. Resgatando e valorizando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política para o Brasil. No ponto de vista do autor, a democracia, a cidadania e a educação devem ser tratadas com respeito e prioridade em cada país, visando sempre atender os problemas reais de cada população. Na visão do autor para que haja uma boa convivência na sociedade, deveria ser negociado as diferenças e identidades. Sabemos que a nossa identidade é parcialmente formada pelo conhecimento ou pela má percepção que os outros tem nela. Podendo causar sérios prejuízos àqueles pertencentes, por uma má interpretação gerando pré-conceitos e discriminação. A intensão do texto refletido é buscar entender as dificuldades que os afrodescendentes encontram para canalizar politicamente sua identidade cultural e em todos os assuntos abordados. Este fato histórico e importante para a definição da identidade negra afetou e afeta não somente os brancos, mas preocupantemente há muitos negros que são afetados pelo próprio preconceito.
...