Impactos Da Contrução Civil No Meio Ambiente
Trabalho Universitário: Impactos Da Contrução Civil No Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thdrums • 25/3/2015 • 700 Palavras (3 Páginas) • 627 Visualizações
SÚMARIO
Introdução................................................................................................................. 3
Impactos da construção civil no Meio Ambiente .................................................... 4
Ações – Sustentabilidade Econômica .......................................................................5
Ações – Sustentabilidade Ambiental ........................................................................6
Ações – Sustentabilidade Social ...............................................................................7
Conclusão..................................................................................................................8
Referência Bibliográfica............................................................................................9
Introdução
Neste trabalho iremos abordar o caso da empresa L&Construção, esta tem grande expressão no mercado de Sergipe, atuando na área de construção civil, hoje a empresa conta com 230 funcionários e esta no mercado há mais de 30 anos, sendo este um setor com números expressivos a sua gerência passou a se preocupar com as questões do impacto ambiental que suas ações vêm ocasionando e consequentemente a visão que a população tem da empresa.
Em todo o país a área de construção civil é responsável por uma grande porcentagem da economia e este número se reflete de forma proporcional no meio ambiente que é impactado diretamente com o crescimento deste setor.
O objetivo principal deste trabalho é conseguir criar um Programa de sustentabilidade para que a L&Construção diminua o impacto ambiental que vem ocasionando e ações que possam ser praticadas para a diminuição do desperdício. Além disto, não podemos perder o foco na competitividade e lucratividade da empresa.
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Com visão no amanhã também iremos desenvolver ações de cunho social mantendo um compromisso socioambiental com a população e conscientizando da importância da parte de cada um. Iremos apresentar as propostas utilizando os três pilares da Sustentabilidade desenvolvidos por Coral (2002), Sustentabilidade econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Desta forma pretendemos mostrar aos proprietários da empresa que ao adotarmos este programa de sustentabilidade iremos ter aumento no lucro e melhoraremos a imagem da empresa e o meio ambiente como um todo.
Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente
Qualquer obra de construção civil causa impacto ambiental, por mais simples que seja. Iniciamos com o desmatamento que têm dois objetivos principais, geração de recurso e criação das áreas a serem construídas, segundo dados de Sandro Hansen (2008) a construção civil é responsável pelo consumo de 66% de toda madeira extraída e gera 40% de todos os resíduos na zona urbana. O setor também é o que mais consome recursos não renováveis, como cobre e zinco. Além disto, há empresas que utilizam madeira como matéria-prima, de forma ilegal, sem reflorestamento. Outro recurso natural muito utilizado é agua em média é gasto até 100.000 litros de agua potável por mês em apenas uma obra. Luiz Henrique Ciotto (2008) também cita alguns dos impactos ocasionados por este setor como, consumir 20% do total de energia produzida no Brasil e mais de 40% de toda energia produzida no mundo, a produção do cimento gera de 8% a 9% de todo CO2 emitido no Brasil e a maioria dos insumos utilizados pela construção civil é produzida com alto consumo de energia e grande liberação de CO2, além disto, é gerado anualmente 400kg de entulho por habitante nas construções e reformas de edifícios.
Todos estes impactos não é apenas sofrido pelo meio ambiente, mas por toda população que tem sua qualidade de vida prejudicada devido a escassez de recursos básicos, devido a má qualidade do ar, além do aumento do efeito estufa que se torna um impacto global.
Ações – Sustentabilidade Econômica
Segue abaixo a tabela com as propostas de ações visando o lado econômico da empresa, nesta etapa demonstramos que é viável adotarmos medidas sustentáveis pois o beneficio também será da empresa que economizará recursos e reduzira gastos.
Titulo da Ação: Redução de Gastos e melhor aproveitamento de recursos
Objetivo
Ação
Resultados Esperados
1. Redução Consumo Agua
A - Aproveitamento Agua da Chuva
...