Implantação da brigada de incêndio
Pesquisas Acadêmicas: Implantação da brigada de incêndio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robinhu1984 • 20/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 454 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIAS
IMPLANTAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Grupo 05
São José dos Campos - SP
2013
IMPLANTAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO
Relatório técnico apresentado ao Professor , da disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho da turma 4° “B” dos Cursos de Engenharias da Faculdade Anhanguera - Unidade São José dos Campos - SP.
São José dos Campos –SP
2013
O Trabalho com Qualidade, Respeito ao Meio Ambiente e Segurança, Gera Progresso e Confiança.
Fabrício Angelis Pires
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – DESENVOLVIMENTO
3 – CONCLUSÃO
4 – BIBLIOGRAFIA
1 - INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade adequar a Construtora inserindo um corpo de brigada contra incêndio preparando os colaboradores para auxiliar numa eventualidade de sinistro ou emergência, capacitando os mesmos de acordo com a legislação e normas aplicadas a estes treinamentos.
Iremos apresentar o conteúdo programático do curso, os treinamentos que serão necessários juntamente com os custos.
O obetivo esperado com este inovador investimento é a formação de trabalhadores conscientes e comprometidos com a segurança, preservando a vida e privando patrimônio de prejuízos decorrentes a incêndios.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 - Resumo
Contaremos com um importante guia para auxiliar este relatório uma Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Que contém todos os detalhes deste estudo. Ela estabelece as condições mínimas para a formação, treinamento e a reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco.
2.2 – Procedimentos
Esta nova Licitação que a empresa ganhou exige da mesma uma equipe de brigadistas, com o número de 120 funcionários atuando na obra, será necessário no mínimo 30 brigadistas distribuídos no canteiro, todos identificados com camisa vermelha ou braçadeira, os demais colaboradores deverão ser orientados na integração como localizar e acionar a brigada. Próximo a administração da obra e do escritório do Técnico de Segurança do Trabalho deverá ser instalado um quadro com foto e contendo as seguintes informações:
2.2.1 – Foto com a legenda no canto inferior da mesma com nome, função e área.
2.2.2 – Os brigadistas deverão estar distribuídos no quadro de acordo com os seus grupos já pre-determinados conforme o treinamento específico.
A brigada será divida conforme o organograma anexo neste relatório (5.1 - Organograma).
2.3 – Condições para ser Brigadista
Ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 55 anos.
Ser alfabetizado.
Estar em boas condições de saúde.
Aprovado no curso de Brigadista com nota superior a 6 pontos.
2.4 – Programa do curso de Brigada de incêndio
Todos os brigadistas deverão estar ciente dos riscos inerentes, formas de prevenção atendimento pré hospitalar e técnicas combate de incêndio.
Respeitando as condições mínimas regulamentadas pela NR 23 e IT 17.
Seguindo este conteúdo programático inserido no Anexo (5.2 Conteúdo Programático do Curso).
2.5 – Obrigação dos Brigadistas
2.4.1 Conhecimento de sinais de alerta – identificar uma situação de emergência e acionar a brigada.
2.4.2 – Análise de situação – observar a ocorrência, quais suas prioridades, qual tipo de apoio, se há necessidade de chamar apio externo, qual tipo de equipamento a utilizar.
2.4.3 – Primeiros Socorros – conhecer o procedimento de primeiros socorros mantendo ou reestabelecendo suas funções vitais com Suporte Básico da Vida (SBV) ou Reanimação Cardio Pulmonar (RCP).
2.4.4 – Corte de enrgia – quando cortar a energia da localidade.
2.4.5 – Teoria do fogo – identificar os elementos do fogo, métodos de propagação.
2.4.6 – Combate a Incêndio – técnicas utilizadas para cessar o príncipio de incêndio, conhecer os seus agentes extintores de diversos tipos e cuidados de cada técnica.
2.4.7 – Inspecionar e manter os controles dos equipamentos de emergência.
2.4.8 – Orientar colaboradores que comprometem a segurança.
2.6
...