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Implatação De Jogos Empresariais

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Por:   •  3/7/2014  •  5.300 Palavras (22 Páginas)  •  544 Visualizações

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RESUMO

Desde o início dos tempos o ser humano sentiu a necessidade de aplicar métodos para administrar sua vida, seja nos assuntos domiciliares ou nos negócios. Com o passar dos anos esses métodos foram sendo aperfeiçoados, ficando cada vez mais complexos e importantes para se administrar as empresas, criou-se cursos específicos para administrá-las e com os avanços alcançados no campo da educação, notou-se a necessidade da utilização de métodos e meios de ensino e aprendizagem que promovessem e colocassem os alunos em contato direto com os temas abordados no curso de administração, de forma prática, eficaz e divertida. Atualmente, os jogos empresariais têm por objetivo colocar os estudantes em contato direto com situações que simulem a realidade dentro de uma empresa, levando-se em consideração o conteúdo aplicado ao longo do curso e treinando a capacidade e a habilidade dos alunos em resolver problemas de forma objetiva e prática, ao mesmo tempo em que torna o ensino mais divertido e dinâmico. Os jogos empresariais permitem que, através do seu modelo básico, sejam desenvolvidos novos jogos que atendam as necessidades das instituições de ensino e empresas. Este trabalho de conclusão de curso visa o desenvolvimento de jogos empresarias que atendam a necessidade de revisão do conteúdo das disciplinas e treinamento simulado do curso técnico em administração da ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão.

Palavras-chave: Administração. Aprendizagem. Jogos Empresariais. Solução de problemas. Treinamento. Simulação. Diversão.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 10

2. HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO E OS JOGOS EMPRESARIAIS 11

2.1 Jogos Empresariais 12

2.1.1 Origem dos Jogos Empresariais 13

2.1.2 Utilização dos Jogos Empresariais com fins didáticos 13

2.1.3 Aspectos conceituais 14

2.1.4 Tipos de jogos 16

2.1.5 Benefícios dos Jogos Empresariais 16

2.2 Conhecimentos agregados ao jogo 17

2.2.1 Fayol 17

2.2.2 Maslow 17

2.2.3 Edgar Schein 17

2.2.4 Taylor 17

2.2.5 Disciplina de Gestão Empresarial 18

2.2.6 Disciplina de Psicologia 18

2.2.7 Disciplina de Economia 18

2.2.8 Disciplina de LTT 18

2.2.9 Disciplina de Processo de Operações Contábeis 19

2.2.10 Disciplina de Aplicativos informatizados 19

2.2.11 Disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados a Administração 19

2.2.12 Disciplina de Ética e Cidadania 19

3. EMPRESA 20

4. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE JOGOS EMPRESARIAIS NA ETEC GILDO MARÇAL BEZERRA BRANDÃO – ETEC PERUS 22

4.1 Estudo de caso – o processo de desenvolvimento 22

4.2 Os Jogos 22

4.2.1 Jogo Quiztec 22

4.2.2 Jogo do Layout 23

4.2.3 Jogo Dado das Decisões 23

4.3 Regras dos Jogos 23

4.3.1 Regra do Jogo Quiztec 23

4.3.2 Regra do Jogo Layout 24

4.3.3 Regra do Jogo Dado das Decisões 29

4.4 Teste dos jogos em sala de aula 29

4.4.1 Jogo Quiztec 29

4.4.2 Jogo do Layout 30

4.4.3 Jogo Dado das Decisões 31

4.5 Pesquisa em sala de aula 33

4.5.1 Jogo Quiztec 33

4.5.2 Jogo do Layout 33

4.5.3 Jogo Dados das Decisões 34

4.5.4 Gráfico das pesquisas em sala de aula 34

4.6 Perspectiva de implantação dos jogos na ETEC 37

4.6.1 Quantitativo 37

4.6.2 Disciplinas atendidas pelos jogos 37

4.6.3 Local de armazenamento dos jogos 37

4.6.4 Reposição de materiais e atualização dos jogos 38

5. CONCLUSÃO 39

REFERÊNCIAS 41

LISTA DE GRÁFICOS

GRÁFICO 1 - UTILIZAÇÂO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM 35

GRÁFICO 2 - NOTA DE SATISFAÇÃO PARA OS JOGOS 35

GRÁFICO 3 - GRAU DE DIFICULDADE DOS JOGOS 36

GRÁFICO 4 - ENTENDIMENTO DA REGRA DOS JOGOS 36

LISTA DE FOTOS

FOTO 1 - ETEC GILDO MARÇAL BEZERRA BRANDÃO 21

FOTO 2 e 3 - JOGO DO QUIZTEC 30

FOTO 4 e 5 - JOGO DO LAYOUT 31

FOTO 6 e 7 - JOGO DADO DAS DECISÕES 31

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 - SITUAÇÃO ATUAL DO DEPARTAMENTO 26

FIGURA 2 - ESTRUTURA FÍSICA DO DEPARTAMENTO 27

FIGURA 3 - MÓVEIS DOS SETORES 28

INTRODUÇÂO

Este trabalho tem por objetivo a aplicação de jogos empresariais para o desenvolvimento pedagógico dos alunos a fim de melhorar suas habilidades em resolver situações-problema comuns no cotidiano das empresas e promover o aprendizado de forma objetiva, dinâmica e lúdica.

A parte teórica aborda a história da administração, a origem dos jogos empresariais,

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