JOGOS EMPRESARIAIS
Trabalho Escolar: JOGOS EMPRESARIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessasanttos • 19/11/2014 • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 967 Visualizações
JOGOS EMPRESARIAIS- INTRODUÇÃO
Antecedentes Históricos
Os Jogos Empresariais tem o seu histórico não muito recente. Começa no Antigo Egito. Desde então, as pessoas da época buscavam formas de se preparar para os combates em forma de simulação. O próprio jogo de xadrez nada mais é do que uma simulação de defesa e ataque que tem suas origens na estratégia militar. No século XIX, os exércitos simulavam, com o objetivo de treinamento, seus oficiais para combate.
No século XX houve uma generalização da simulação estratégica, apesar de ter sido criticada por muitos, como técnica eficiente de treinamento militar. Ainda hoje, vários modelos de simulação utilizam princípios herdados da simulação dessa primeira visão militar. Na década de 50, nos Estados Unidos, os jogos empresariais ganharam importância com o objetivo de treinarem executivos. A partir daí, em todo o mundo, profissionais foram criando e adequando à sua realidade novos jogos. Atualmente os jogos são utilizados com vários objetivos, como por exemplo, para treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação de potencial, na área educacional, como suporte em planejamento e tomada de decisões e na formação de profissionais das mais diversas áreas. O jogo de empresa pode ser muito útil na gestão de pessoas, nas mais diversas áreas, sendo utilizado como um gerador de conhecimentos e aprendizados para aqueles que aceitam um desafio de experimentar. Os jogos de empresa podem ser utilizados tanto para o desenvolvimento técnico dos profissionais como no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias profissionalmente. As novas tendências da educação moderna, que privilegiam a abordagem centrada no participante, podem fazer com que os jogos empresariais venham a ser mais importantes. O Jogo Empresarial é uma atividade que simula a realidade voltada para o mundo dos negócios. Pressupõe um desafio, tendo regras claras e objetivas a serem cumpridos, onde os participantes podem ou não competir. O jogo reflete muito do comportamento real do indivíduo, mesmo que seja a simulação de uma situação problema.
Aprendizado nos Jogos- DESENVOLVIMENTO
Os jogos geram e propiciam aprendizado. Como são atividades em conjunto, levam todos os participantes a interagirem. Esse aprendizado é gerado pelos participantes e não pelo instrutor (facilitador), sendo extraídos da ação do grupo. Em uma atividade vivencial, os participantes têm a chance de colocar em prática suas habilidades e competências e se tornarem responsáveis pelos resultados obtidos. Num jogo as pessoas se revelam demonstrando a maneira como agem e reagem em situações corriqueiras do dia-a-dia. Essas ações e reações devem ser utilizadas numa discussão posterior à atividade.
Utilização de Jogos Empresariais
O QUE?
A escolha da atividade deve considerar o tipo de grupo e o seu objetivo específico.
O facilitador deve respeitar os limites do grupo e considerar em que nível de profundidade ele quer chegar.
Considerar o tempo disponível para aplicação da atividade. A atividade vivencial deve ter um significado dentro de um contexto maior.
QUEM?
O facilitador deve estar capacitado a ter competência técnica para aplicar atividades vivenciais. Competência interpessoal
QUANDO?
O momento adequado deve corresponder às necessidades e ao momento do grupo.
Observar as fases do grupo.
Uma atividade aplicada num momento não condizente com seu objetivo pode ser desastrosa.
COMO?
A maneira adequada de aplicação deve considerar todo o Ciclo de
Aprendizagem Vivencial.
PARA QUE?
O facilitador deve ter clareza do que pretende ao utilizar uma atividade vivencial. Considerar as expectativas e necessidades do grupo. Flexibilidade e consciência de que o grupo pode dirigir-se por outro caminho.
POR QUÊ?
Argumentos sobre a escolha da atividade utilizada. Possibilidade de assegurar que suas ações atendam aos objetivos das atividades vivenciais.
Aspectos Importantes para a Aplicação de um Jogo
Observar características do grupo: número de participantes, faixa etária, sexo, nível de integração. Condições operacionais: tempo disponível espaço físico, equipamentos e materiais necessários. Clareza do eixo temático da atividade e suas etapas. Segurança do facilitador para aplicá-la. Fechamento da atividade após sua aplicação (processamento). Acompanhamento da realização da atividade. É recomendável um número máximo de até 30 participantes. No entanto, nada impede que tais atividades sejam aplicadas com um número maior de participantes e nesses casos, o mesmo deve ser dividido em subgrupos (de acordo com a atividade), sendo reunido posteriormente para avaliação dos resultados finais. Em todo início é importante que se faça o contrato de convivência do grupo, onde será discutida uma pauta contendo definição de normas e condutas a serem observadas pelos participantes. Claro que em caso de grupos que já convivem ou que irão conviver por algum tempo, esse contrato pode ser realizado somente no primeiro momento.
CONCEITOS IMPORTANTES
Atividades Vivenciais
O termo Atividades Vivenciais refere-se ao processo de aprendizagem vivencial em grupo.
Atividades Vivenciais são situações bastante estimulantes em que pessoas têm de interagir como o fazem no dia-a-dia de trabalho ou na vida real. Através desse instrumento, os participantes são colocados em contato com situações semelhantes àquelas com as quais convivem, podendo se observar e serem observados, com o intuito de refletir e buscar melhor desempenho, pessoal ou profissional. Por meio de técnicas vivenciais, os participantes percebem aspectos que passariam despercebidos nos sistemas tradicionais de ensino; descobrem relações entre variáveis e envolvem-se nas atividades devido ao seu caráter lúdico. As técnicas vivenciais partem da premissa de que a melhor forma de aprendizagem é a vivência, o fazer, e que essa vivência trará mais aprendizagem quanto mais descontraída for o clima. Pois desfaz resistências,
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