Importância das qualificações profissionais
Seminário: Importância das qualificações profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sanndraar • 5/10/2014 • Seminário • 392 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
A importância da qualificação profissional
Mesmo com o avanço tecnológico, o Brasil ainda sofre com a falta de mão-de-obra qualificada. A população que não possui acesso aos meios tecnológicos está perdendo vagas de trabalho por falta de atualização e qualificação profissional. Embora muitos possuírem acesso à internet, grande maioria utiliza para sites de relacionamento, comunicação e para jogos.
Democratizar o acesso às tecnologias da informação ainda é um desafio no Brasil, incluir não é apenas oferecer acesso, mas sim disponibilizar possibilidades para que os usuários possam ampliar seus potenciais, garantir mais informação e melhorar a sua qualidade de vida. Pessoas de baixo poder aquisitivo ainda não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, que esta cada vez mais exigente, o indivíduo que não se preocupa em se atualizar profissionalmente perde para aqueles que estão acompanhando o avanço tecnológico e se aperfeiçoando cada dia mais.
O mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados que realmente saibam lidar com a tecnologia, pois cada dia surge novidades, processos e meios que tornam o dia a dia das empresas mais rentável, pois as empresa que se mantem conectadas com o mundo tem mais chances de serem competitivas e para isso precisam de profissionais qualificados. Hoje só um curso de informática não é o suficiente, o profissional deve estar atento aos seus objetivos e buscar se aplicar ao máximo. Cursos técnicos, novos idiomas, cursos de aperfeiçoamento e de qualificação são fundamentais para quem deseja obter sucesso.
As empresas buscam por profissionais que possam fazer a diferença no ambiente de trabalho. Há algum tempo o profissional poderia trabalhar em uma organização e passar toda sua vida sem aprender nada de novo. Com a globalização e a vinda de inovações tecnologias as empresas tiveram que transformar e os profissionais também tiveram que se modernizar e adaptar às novas cobranças do mercado de trabalho.
Para tanto é indispensável que os órgãos competentes no país, governo, trabalhadores e empresa busquem ampliar as oportunidades de qualificação profissional, pois isso é necessário para garantir a produtividade e a competitividade do país, permitindo a valorização da mão-de-obra.
Desta forma, cabe também aos profissionais se qualificar e possuir um diferencial competitivo, estando sempre de olho nas novidades do mercado e se antecipando para que possam assim ter oportunidades verdadeiras de conquistarem um bom emprego e continuarem, isto porque o processo de qualificação e aprimoramento deve ser contínuo.
...