Inclusão Do Deficiente Auditivo Através Do Handebol
Exames: Inclusão Do Deficiente Auditivo Através Do Handebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 29041989 • 19/11/2014 • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 3.337 Visualizações
INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO PELO HANDEBOL
Acadêmicos: Cristiano Laurindo, Fernanda Rengel, Thomas Heinz, Vanderlei Vinck Buz.
Professor/Tutor : Paulo Roberto Ribeiro
Centro Universitário Leonardo Da Vincci - UNIASSELVI
Educação Fisica Licenciatura - LEF 01
21/10/2014
Resumo
O processo de inclusão reflete em várias questões sobre o convívio e a interação do aluno com o grupo e com a sociedade, também pela questão do processo de qualidade de vida do individuo e seu desenvolvimento sociocultural. Dentro desse paper iremos debater sobre formas possíveis, dentro do handebol e tênis de mesa como incluir o deficiente auditivo na sociedade.
Palavras - chave: Inclusão, Esporte e Desenvolvimento
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho vem debater sobre a questão da inclusão dos indivíduos com deficiência auditiva na sociedade, falar sobre o esporte que é um dos principais meios de se trazer tal beneficio com mais facilidade e também diversão aos alunos.
Os deficientes auditivos enfrentam muitos entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição. Muitas vezes há falta de conhecimento dele próprio, da família e da escola sobre seus direitos como aluno, além da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
2-DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Segundo o decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência auditiva é uma perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis. Há diferentes tipos de perda auditiva. São chamados de surdos os indivíduos que têm perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido. É possível classificar a pessoa com a deficiência de acordo com seu grau de perda auditiva, avaliada em decibéis.
A audição é um sentido importante no desenvolvimento humano. É a partir dela que a criança começa a sua interação com o mundo, mesmo ainda na gestação. A criança que apresenta deficiência auditiva sente a perda desse sentido e reconhece a necessidade em se comunicar.
3-HISTÓRIA DO HANDEBOL NO BRASIL
O handebol, ou andebol, é um esporte de origem alemã do século XIX. Embora tenha sido inicialmente praticado exclusivamente por mulheres e ao ar livre, hoje é jogado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.A quadra, em geral, é semelhante à de jogos de futebol e era, inicialmente, disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Atualmente, a FIHA, Federação Internacional de Handebol Amador, mantém como oficial o número de 7 jogadores por equipe.
Apesar de muitas pessoas no Brasil ainda não conhecerem o Handebol, este já tem vasta matéria a seu respeito, depois de sua introdução. Sabemos que há alguns anos atrás vários Estados começaram a prática de Handebol e, por isso, têm suas histórias. No ano de 2009 o Handebol brasileiro, completou 60 anos no Estado de São Paulo, onde até 1973 foi à base e o domínio. Em 1978 aconteceu a crise e São Paulo perdeu a hegemonia, a liderança, que dominou longos e longos anos seguidos. Nesta época, sem ninguém esperar e para surpresa de muitos (para não dizer de todos) surgiu o Estado de Minas Gerais pela sua prática de Handebol. Aparecem após Rio de Janeiro, Brasília, os Estados do Paraná, Maranhão, etc., para constar o desenvolvimento de Handebol nestes referidos Estados.
O único objeto usado é uma bola pequena, que deve ser obrigatoriamente feita de couro ou de outro material sintético e que tenha certo peso, a fim de que possa ser melhor manuseada pelos jogadores e a fim de que possa ser lançada de forma eficiente.Em um jogo de handebol, é poribido o uso dos pés para o deslocamento da bola e o objetivo é a marcação de gols. Atualmente, é disputado em grandes âmbitos durante os Jogos Olímpicos.
3.1-Regras básicas
3.1.1- Dimensões da quadra: 40x20m.
3.1.2- Distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.
3.1.3- É considerado gol: Quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol.
3.1.4- Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque é fora da linha dos 9m
3.1.5- Sanções disciplinares: No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
3.1.6- Passos: Pode-se dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.
3.1.7- 4 casos onde é ordenado Tiro Livre: É ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva.
3.1.8- Os casos em que o jogo é reiniciado com um Tiro de Árbitro: Um tiro de Árbitro de handebol é ordenado quando:
a) jogadores de duas equipes cometerem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra.
b) a bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra.
c) o jogo é interrompido sem que tenha acontecido qualquer infração e a bola não estar em poder de nenhuma equipe.
d) o primeiro ou o segundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo de handebol é retomado por um tiro de árbitro executado do centro da quadra após o apito do árbitro. Sem apitar, o árbitro central lança a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo. Caso, o local fosse situado na área do goleiro ou nos 9m, o tiro é executado do local mais próximo fora da linha dos 9m. Neste tiro os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos a três metros do juiz. Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado de seu próprio gol.
3.1.9- Equipe de arbitragem: A equipe é composta
...