Sintomatologia Depressiva Em Deficientes Auditivos Adultos E Idosos: Importância Do Uso De Próteses Auditivas
Artigo: Sintomatologia Depressiva Em Deficientes Auditivos Adultos E Idosos: Importância Do Uso De Próteses Auditivas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: namustacio • 8/12/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 614 Visualizações
Resenha: Sintomatologia Depressiva em Deficientes Auditivos Adultos e Idosos: Importância do Uso de Próteses Auditivas
Este artigo trata-se de um estudo com o objetivo de verificar se o uso de próteses auditivas auxilia a melhora da depressão em indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial.
A finalidade desse processo é que a capacidade de comunicação do idoso melhore tanto socialmente quanto pessoalmente, pois a comunicação é necessidade vital para qualquer individuo, quando esta é prejudicada pode ocorrer frustração diante da situação de inter-relação, afeta a realização de atividades diárias, podendo levar a pessoa ao isolamento e a depressão.
Para a realização deste estudo foi utilizada uma amostra composta por 20 adultos e idosos, com idades entre 44 anos e 88 anos, com indicação de prótese auditiva e iniciar o uso pela primeira vez, com a participação dos mesmos sujeitos, na pré e pós-seleção e adaptação da prótese auditiva e não fazer tratamento com antidepressivos no período da pesquisa..
Na avaliação para verificar a presença de sintomatologia depressiva foi utilizada a “Escala de Depressão Geriátrica”, em dois momentos, pré e pós adaptação. A aplicação foi feita individualmente, foi atribuído 01 ponto a cada resposta que indicasse tendência depressiva, sendo que: menos de 05 pontos – ausência da sintomatologia depressiva; entre 05 e 10 pontos – sintomatologia leve a moderada; e mais de 10 pontos – sintomatologia depressiva grave.
Os resultados apresentados foram que entre os 20 sujeitos da amostra, 05 (25%) não apresentaram sintomatologia depressiva, 11 (55%) apresentaram leve-moderada e 04 (20%) grave. Após o uso de prótese auditiva constatou que 65% não apresentaram mais sintomas da depressão, verificou-se uma mudança significativa. Os dados mostraram que a maior parte dos sujeitos deixaram de apresentar tais sintomas ou diminuição na gravidade destes. Tal benefício é constato não somente pelo usuário, mas também pela família.
Outro aspecto relevante é que os resultados mostram a melhora nos sintomas após um curto período de tempo, pois o intervalo médio entre duas avaliações foi de trinta dias.
A constatação positiva do uso de prótese auditiva na eliminação ou diminuição da sintomatologia depressiva tem grande importância, evidenciando a importância da reabilitação auditiva na melhora da qualidade de vida dos deficientes auditivos.
Concluindo que os dados obtidos são de grande relevância já que confirmam a importância da reabilitação auditiva para a integração do individuo na sociedade e consequentemente a melhora em sua qualidade de vida pessoal e social.
...