Inserção da Informática como Disciplina nas Séries Iniciais
Por: Hermilo Lunas • 12/4/2016 • Artigo • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
Senac
Hermilo Alves de Lunas
Inserção da Informática como disciplina nas séries iniciais
Presidente Prudente - São Paulo
2014
Sumário
Inserção da Informática como disciplina nas séries iniciais
O Projeto – Objetivos
Justificativa – Problema
Exemplo
Pré 1 e 2
Primeira série e Segunda série
Terceira Série
Quarta série
Quinta série
Conclusão
Referências Bibliográficas
Inserção da Informática como disciplina nas séries iniciais
O Projeto – Objetivos
Este projeto tem como objetivo contribuir para que alunos das séries iniciais sejam incluídos neste novo mundo dito digital, de maneira correta, coesa e coerente, sanar um problema que professores encontram comumente em sala de aula que são, adultos que não estão incluídos nesta nova onda da tecnologia ou crianças e adolescentes que já sabem muito sobre computadores e outras tecnologias como smartphone e tablets, mas não usam de maneira correta, tornando mais difícil a realização de projetos, pesquisas e criações em sala de aula, com problemas de tempo, usabilidade, concentração e raciocínio.
Inserir os alunos desde os primeiros anos de idade no ambiente escolar proporcionará aos mesmos noções de lógica e raciocínio, atenção e concentração além da inserção dos alunos no mundo digital não apenas por uma necessidade que existe hoje para ser um ser social e sim como algo extremamente importante na vida educacional e profissional já exigida a algum tempo em todos os âmbitos da vida, mas que não vem ganhando o devido espaço na educação de formação.
Justificativa – Problema
Um ponto é que, estaremos percebendo como descrito acima, que alguns dos adultos que não estão incluídos digitalmente hoje são professores e não tiveram a oportunidade de crescer com esse avanço ao seu lado, por isso também tem estes mesmos problemas com uma difícil usabilidade e baixa produção em massa nos computadores, assim logo estaremos nos questionando que, se o professor não está incluído corretamente como ele irá transmitir este conhecimento para as séries iniciais, tendo um pensamento pessimista e partindo do pressuposto de que este professor ainda com um paradigma estagnado de modelo de educação não se propôs a busca e formação continuada muito menos a atualização de recursos e didáticas, vemos uma dificuldade neste para realização da proposta neste projeto.
Outro ponto que temos que citar é que as crianças hoje tem todo esse aparato tecnológico ao seu lado, tem os recursos necessários em casa ou na escola, mas não tem o interesse de aprender a aprender de maneira certa tais ferramentas, como por exemplo, digitar de maneira correta, saber realizar uma pesquisa sistêmica com mais de uma fonte para comparativo, citar tais fontes, criar apresentações em Power Point ou Mini Vídeos, cálculos, previsões de tempo, verificar a distancia entre dois pontos em sites simples como o google maps e traçar um rota.
É claro que não se pode cobrar todo esse aprendizado de uma criança de 4 anos, mas com recursos corretos aplicados gradativamente teremos ao fim de sua educação fundamental todos estes objetivos atingidos. Mas isso não se deve apenas aos docentes titulares, é necessária a inserção de um profissional da área de informática e que tenha de preferencia alguma experiência pedagógica, ou prepara-lo para isso. Assim transformaremos tal docente de uma maneira didática profissional que venha atender uma multidisciplinaridade, como realizar uma pesquisa que enfoque geografia, história e ciências ao mesmo tempo, ou uma produção de texto digitando e avaliando sua escrita e o português, desenhando livremente e trabalhando cultura e artes, pesquisando esportes e saúde com um foco na educação física entre outros.
Exemplo
Citarei aqui experiências de um projeto desenvolvido em uma escola particular da cidade de Presidente Prudente / SP, onde foram aplicados até o quinto ano do ensino fundamental. No primeiro ano do projeto foi adicionada uma aula de informática por semana em todas as salas do ensino Infantil e fundamental onde.
Pré 1 e 2
No pré I e pré II foi trabalhado apenas jogos de memória e pintura com objetivo de desenvolver a coordenação motora e fazer com que as crianças percam o medo do computador e do mouse.
Primeira série e Segunda série
Aqui foi introduzido, além dos mesmos jogos, um novo jogo de aventura, no caso foi utilizado Super marios bross, também foi acrescentado digitação do alfabeto e números de 0 a 10, e neste ponto tínhamos a participação de todos os alunos sem medo dos computadores e com uma coordenação notável para crianças de 3 e 4 anos e objetivando também, agora, o raciocínio lógico.
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