Insuficiencia Respratoria
Projeto de pesquisa: Insuficiencia Respratoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabi_sda2014 • 30/9/2014 • Projeto de pesquisa • 396 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Introdução
A insuficiência respiratória é a incapacidade de manutenção da liberação normal de oxigênio aos tecidos ou de remoção normal do dióxido de carbono dos tecidos.
A gasometria é muito importante para a avaliação da insuficiência respiratória. Geralmente, a insuficiência é marcada por uma PaCO2 superior a 50 mmHg e /ou por uma PaO2 inferior a 60 mmHg em indivíduos saudáveis em outros aspectos respirando ar ambiente ao nível do mar. Esses critérios foram estabelecidos por Campbell em 1965.Os pacientes com distúrbio ácido – básico basal(por exemplo ,DPOC ,pneumopatia restritiva ) podem apresentar hipercapnia crônica e, consequentemente , insuficiência ventilatória crônica ,esses indivíduos desenvolvem insuficiência aguda quando eles apresentam uma deteriorização significativa de seu estado crônico .
Por essa razão, a insuficiência respiratória pode ser vista tanto como um processo agudo quanto crônico. Ela pode ser dividida em duas categorias que refletem seu comprometimento funcional e a necessidade de planos diferentes de tratamento. Essas duas categorias são:
• Insuficiência respiratória hipoxêmica (Tipo 1)
• Insuficiência respiratória hipercápnica (Tipo 2)
Insuficiência Respiratória Hipoxêmica aguda (Tipo 1)
Causas de hipoxemia:
• Incordenação ventilação – perfusão
• Shunt intrapulmonar
• Hipoventilação alveolar
• Diminuição da FiO2
• Comprometimento da difusão
• Comprometimento da relação difusão/perfusão
A incoordenação ventilação - perfusão é a causa mais comum de hipoxemia e, na verdade, faz parte de uma sequencia que vai desde a doença do espaço morto (ausência de perfusão) ao shunt (ausência de ventilação).A doença pulmonar decorrente do broncoespasmo ,destruição da parede alveolar ou doença intersticial acarreta áreas de ventilação – perfusão baixa(<1,0)onde a ventilação encontra- se diminuída e a perfusão permanece intacta. O shunt também é caracterizado por unidades pulmonares adequadamente perfundidas ,mas ao contrário da incoordenação ventilação- perfusão, a ventilação está ausente uma vez que os alvéolos estão colapsados ou cheios de líquidos /exsudatos(shunt fisiológico ) ou quando o sangue desoxigenado atravessa os pulmões sem contato com o oxigênio (shunt anatômico em razão do shunt intracardiaco ou intrapulmonar).A pneumonia e a síndrome da angustia respiratória do adulto (SARA) comumente causam shunt fisiológico.
Geralmente, a insuficiência respiratória hipoxemica aguda se manifesta com PaO2 anormalmente baixa e uma PaCO2 baixa ,esta ultima refletindo a hiperventilação como uma tentativa fisiológica de aumentar a PaO2.
Insuficiência Respiratória Hipercápnica Aguda ( Tipo 2)
A insuficiência hipercapnica é caracterizada por uma PaCO2 elevada ,criando uma acidose respiratória descompensada. De fato , a PaCO2 e a ventilação alveolar são inversamente relacionadas ,significando que os níveis
...