Interação burocracia com o meio ambiente
Seminário: Interação burocracia com o meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waltertdas • 23/10/2013 • Seminário • 479 Palavras (2 Páginas) • 2.013 Visualizações
INTERAÇÃO DA BUROCRACIA COM O AMBIENTE
Ao formular o modelo burocrático de organização, Weber não previu a possibilidade de flexibilidade da burocracia para atender a duas circunstâncias:
A) A adaptação da burocracia às exigências externas dos clientes.
B) A adaptação da burocracia às exigências internas dos participantes.
Philip Selznick* realizou uma pesquisa sobre a TVA (Tennesse Valley Authority) para mostrar a flexibilidade e o ajustamento da burocracia às duas demandas referidas anteriormente e propor uma nova abordagem da Sociologia da Burocracia e um modelo burocrático diferente do weberiano. Selznick apresenta alguns princípios para o estudo da organização formal, isto é, da burocracia.
1. A organização burocrática é uma estrutura social adaptativa sujeita às pressões do ambiente e precisa modificar seus objetivos continuamente. A organização formal é moldada por forças exteriores à sua estrutura racional e aos seus objetivos.
2. Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal que era atitudes espontâneas das pessoas e grupos para controlarem as condições de sua existência.
3. Essa estrutura informal torna-se indispensável e paralela ao próprio sistema formal de delegação e controle.
4. Assim, a burocracia deve ser estudada sob o ponto de vista estrutural e funcional (análise estrutural e funcional da organização) e não sob o ponto de vista de um sistema fechado e estável, como no modelo weberiano.
5. Essa análise deve refletir os aspectos do comportamento organizacional interno, bem como o sistema de manutenção da organização formal.
6. As tensões e os dilemas da organização são esclarecidos por meio das restrições ambientais e da limitação das alternativas de comportamento.
O modelo de Selznick mostra que a burocracia gera conseqüências não previstas que decorrem de problemas ligados à organização informal. O modelo de Selznick é assim explicado:
1. O modelo começa com a exigência de controle por parte da administração.
2. Como resultado dessa exigência, institui-se uma delegação de autoridade.
3. Cada unidade procura adaptar sua política à doutrina oficial da organização, produzindo subobjetivos.
4. Ao mesmo tempo, reforça-se a internalização de subobjetivos nos participantes devido à influência da rotina diária.
5. As decisões são tomadas com base em critérios operacionais estabelecidos pela organização e que agem como reforço adicional.
6. As decisões são reforçadas ainda pelo treinamento do pessoal em assuntos especializados em cada unidade.
7. A internalização de subobjetivos depende da operacionalidade dos objetivos da organização. Qualquer variação nos objetivos da organização afeta o conteúdo das decisões diárias, modificando-as gradativamente.
Em resumo, para Selznick, a burocracia não é rígida e nem estática, como afirmava Weber, mas adaptativa e dinâmica, interagindo com o ambiente externo e adaptando-se a ele. Selznick
...