Introd. A Adm
Dissertações: Introd. A Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EvertonBinoow • 24/9/2014 • 718 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”?
R: A Economia busca alocar os recursos produtivos limitados, de forma a alcançar e atender as necessidades humanas que são ilimitadas.
I. O que e quanto produzir: Quais os tipos de mercadorias, bens e serviços que terão de ser produzidos. Qual será a preferência: artigos de luxo ou artigos de primeira necessidade?
II.Como produzir: Corresponde à escolha das tecnologias e técnicas que serão utilizadas na confecção dos produtos. Quais insumos poderão ser utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas em relação à mão de obra ou ao uso de capital?
III. Para quem produzir: As mercadorias são destinadas a qual público? As classes sociais mais ricas ou as mais carentes?
2) Assinale quais dos exemplos abaixo indicam o custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante:
a) a taxa de matrícula e as mensalidades;
b) a renda que ele ganharia caso estivesse trabalhando e não estudando;
c) as despesas com livros e material didático;
d) os juros pagos pelo empréstimo realizado para financiar os estudos;
e) outros cursos ao invés do
curso escolhido.
3) Como os conceitos de “Custo de Oportunidade” e de “Curva de Possibilidades de Produção” (CPP) podem ser explicados a partir da necessidade de se escolher entre o emprego de diferentes fatores/recursos?
R: A Curva de possibilidades expressa a capacidade máxima de produção da sociedade,supondo pleno emprego dos recursos ou fatores .Se ilustra como escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade,que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
O custo de oportunidade é deixar de produzir parte de um determinado bem ,para produzir mais de outro bem.
4) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si, qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, mantendo–se tudo o mais constante?
R: Se tratando de bens complementares, a demanda não irá alterar, devido a dependência do X .
A demanda permanecerá constante.
4.1) Mas, se X e Y forem bens substitutos, qual o efeito provocado na demanda de X quando o preço de Y diminui, mantendo–se tudo o mais constante?
R: Em caso de bens substitutos, a demanda de X diminuirá.
4.2) Sendo Z um bem inferior, qual o efeito provocado no seu consumo quando a renda disponível dos
consumidores aumenta, dado que houve uma queda no preço de X, que é um bem normal?
R: Sendo um bem inferior ,o seu consumo diminui conforme o rendimento da população aumenta,sendo trocado por outro, no caso, o bem X que é um bem normal e houve queda no seu preço.
5) Entre os principais autores do Pensamento Econômico
...