Introdução A Docencia
Ensaios: Introdução A Docencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dede2 • 9/11/2013 • 346 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
JOSE VIRGOLINO
PRÁTICA DE ENSINO: introdução a docência
Piancó
2013
Jose Virgolino – RA 1306233
Reflexão do texto escolhido do 1º semestre, da disciplina prática de ensino: introdução a docência
Trabalho elaborado por solicitação da coordenação de tutoria do curso de Matemática da Universidade Paulista, como requisito para a obtenção da nota parcial da disciplina Prática de ensino: introdução a docência.
Piancó - 2013
Texto de Rubem Alves.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
1. Diferença entre pássaros engaiolados e pássaros asas.
A ) Escolas gaiolas - são escolas em que os professores não buscam inovar os métodos e práticas de ensino, meios no qual os alunos possam aprimorar o que sabem, tendo a liberdade de colocarem pra fora o que pensam, sabem e não serem oprimidos com métodos que nunca muda, pois o mais gratificante é ver seu alunado aprendendo a tirar suas dúvidas, expressar suas ideias em relação a educação, isto é, alunos em uma sala de aula sem ter a ajuda do professor para raciocinarem sobre novos desafios, é ficar preso apenas no que sabe.
B ) Escolas asas –são escolas em que os Professores estão abertos ao diálogo, procura ouvir o que o aluno tem mais dificuldade, procura fazer o máximo para que aquele aluno aprenda, tira suas dúvidas, pronto a mudar seus métodos se for o caso, procurando construir alunos convictos que podem aprender a voar, ou seja, enfrentar cada novo desafio que suge.
...