Introdução à ergonomia
Ensaio: Introdução à ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bazilio.lincoln • 1/3/2014 • Ensaio • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
Relatorio 1: Introdução a Ergonomia
1.Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
Adaptar o trabalho as capacidades e possibilidades dos seres humanos.
Projetar organizar o ambiente em que cada individuo trabalhar de acordo com suas necessidades..
Identificar analisar e reduzir riscos ocupacionais
Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.
Visar a qualidade de vida no trabalho, definindo condições em que o trabalho não prejudique a saúde.
2.Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos alem das habilidades e capacidades dos operadores em condições críticas, o que implicava complexidade e riscos de decisão.
A guerra solicitou e produziram máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corresponderam ao que delas se desejava porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas.
3.Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?
Consideram-se 3 pontos fundamentais na evolução da ergonomia :
No começo o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;
Com problemas dos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem ,
hoje se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.
4. No que consiste a abordagem macroergonômica?
A abordagem ergonômica de Macroergonomia é consequência da evolução do campo de estudo da ergonomia e também da evolução do ambiente (ex., tecnologia). A preocupação com os efeitos das novas tecnologias em organizações, e consequentemente, seus efeitos no trabalho realizado, tornaram necessário o desenvolvimento de uma nova maneira de se entender e de se lidar com um desafio.
A Macroergonomia na abordagem dos sistemas sócio-técnicos. "Macroergonomia representa uma abordagem de cima para baixo ao projeto de sistemas baseada na perspectiva dos sistemas sócio-técnicos." (Hendrick, 1986, p. 467). A ideia por trás do uso desta teoria é a de que organizações são compostas por dois diferentes subsistemas, chamados de subsistema pessoal (sistema social) e de subsistema tecnológico (sistema técnico), que interagem dentro da estrutura da organização. Esta característica dos sistemas sócio-técnicos é a maneira de se trabalhar com os efeitos de novas tecnologias em organizações. Estes dois subsistemas são independentes, apesar de interagirem em um processo de causalidade conjunta.
O que nos leva a conclusão de conhecer o posto de trabalho as condições e a visão de quem esta trabalhando no seu posto.
5.Apresente pelo menos três exemplos de possíveis aplicações da ergonomia?
A ergonomia pode ser aplicada ao planejamento de processos e máquinas, a disposição especial dos locais de trabalho, aos métodos de trabalho, e ao controle do ambiente físico para se alcançar maior eficiência tanto dos homens como das máquinas.
A aplicação ideal da ergonomia considera o homem como parte integrante de um sistema, no qual o estágio inicial do projeto, as características do operador humano são levadas em conta, juntamente com os componentes mecânicos. O homem é melhor para determinados fins, como na tomada de decisões e a máquina para outros, como ambientes de temperatura de risco ao homem, aplicação de força. A contribuição ergonômica, de acordo em que é feita, é classificada em ergonomia de concepção, correção e conscientização.
Concepção- interfere amplamente no projeto do posto de trabalho
Correção- atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho
Conscientização- é pela realização de treinamentos, palestras e cursos de atualização.
Analise feita sobre o conhecimento apresentados coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.
Das cinco pessoas entrevistadas duas não faziam Idea do que
...