TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução á Pedagogia

Trabalho Universitário: Introdução á Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  5.165 Palavras (21 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 21

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

R: Nos últimos tempos a explicação mais conhecida e aceita é o big bang. E baseada na teoria da grande explosão . a teoria do big bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gomow. Segundo ele o universo teria surgido após uma grande explosão , entre 20 milhoes atrás , o universo venho de uma bolha que ia crescendo e dando origem a toda matéria que conhecemos essa bolha era quentíssima. Essa bolha era formada de luz (fótons ) e outras partículas minúsculas , que se criavam e se destruíam o tempo todo . a partir de que a bolha crescia ela mudava e fico bem mais fria quando o universo completou 500 mil anos de idade. Os primeiros átomos a surgir foram os hidrogênios , elemento mais simples que existe na natureza e as do hélio esses elementos se juntavam e formavam as nuvens e uma parte gerou as estrelas . os elementos mais complexos que o hélio form formados pelas estrelas. Outra perte dessa nuvem que produziu as estrelas e formou pelotas ate virarem planetas e satélites. Os planetas era meio quente e demorou muito tempo para esfriar pois a terra não tinha agua liquida . isso permitiu a formaaçao de rios e aceanos , na qual cientistas acreditavam que surgiriam os primeiras formas de vida e apartir que vinheram os bichos os planetas eo homem .

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

R: Um outro universo : no inicio , tudo estava tao espremido mas tao espreido que não tinha tamanho nenhum. O universo tinha dimensão zero. E que chamavam de ‘’singularidade’’ a ciência não consegue enxergar. O momento que esse começou a expantir focou conhecido como big bang . na verdade não teve big bang porque a expansão não teve barulho.

Choque dos titãs

Funcionavam assim antes da grande explosão , o que haviam eram espaços trimendicionais vagando sem nda dentro de uma quara dimensão. Mas de tempos em tempos, acontece uma dimensão cósmica : esses espaços se trombam. E ele se explode em todas as direções dentro de uma membrana. Seria basicamente o que conhecemos o big bang.

Entre essas duas teorias o do big bang seria a mais certa pois na teoria do big bang tudo acontece aos poucos entre milhões de anos ate se formar tudo e já em outras teorias são coisas que falam que acabam chegando sempre em uma explosão que aconteceu e tudo se formou.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Serie : 5 ano

Duração: esse projeto sera realizado em 5 aulas ou seja a semana toda.

Conteúdo: o sistema escolar

Objetivos reconhecer o organização do sistema solar e localizar a posição da terra nesse conjunto de astros.

---reconhecer as fases da lua.

Metodologia: nessa aula a professora ira mostrar uma maquete solar para que possa ver de uma forma a posição dos planetas.

--- os alunos irão copiar um pequeno texto que aponta características de cada um dos planetas.

--- iniciando a aula perguntarei aos alunos sobre as fases da lua :

Sabem quantas são ?

O nome das fases?

Porque as fases mudam ?

Darei um texto explicativo da fases da lua.

--- nesse dia revisarei o conteúdo , e pedirei que cada aluno reconheça cada planeta e as fases da lua. Oralmente.

--- na ultima aula realizarei uma atividade com a turma onde todos iram participar vamos fazer uma maquete com os planetas , essa maquete sera da turma.

Recursos: bolas de isopor vários tamanhos , tintas com as cores apropriadas , cola e jornal.

Avaliação : executar as atividades propostas.

4. Defina:

a) Universo; O Universo é o espaço e o tempo em que os planetas estão inseridos, inclusive o Planeta Terra. O universo pode ser infinitamente grande ou conter outros universos e sua extensão é difícil de ser calculada.

b) Galáxias; - A galáxia é um gigantesco sistema formado por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas e outros corpos celestes, que permanecem ligados entre si devido às interações gravitacionais.

c) Astros; - Corpo celeste luminoso por si mesmo ou que recebe claridade de outro corpo.

d) Sistema Solar; - O Sistema Solar é o conjunto constituído pelo Sol (que está no centro do sistema) e por um grande número de outros corpos celestes que giram em torno dele e são mantidos como uma unidade física pela atração gravitacional.

e) Satélites. – É qualquer objeto que dá voltas em torno de um planeta em um trajeto circular ou elíptico. A Lua é o satélite natural e original da Terra.

5. Com base na leitura da unidade 1, que aborda conteúdos sobre o universo, elabore uma cruzadinha usando as informações do texto e contendo dez questionamentos direcionados aos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

6. Faça uma síntese, em tópicos, dos textos “Satélites” e “As fases da lua e sua influência no dia-a-dia: nova, crescente, cheia e minguante - a interpretação indígena para cada período lunar” (Mínimo de 15 linhas).

R:Satelites e fases da lua .

Um satélite natural ou lua é um corpo celeste queorbita um planeta ou outro corpo menor.

A medida que a lua viaja ao redor da trra ao longo do mês ela passa por um cico, o ciclo completo dura pelo menos 29,5 dias.

Durante esse ciclo a lua passa por quatro fases:

Lua nova : acontece quando a face da lua não recebe luz do sol.

Lua crescente : a lua tem a forma de um semi circulo (letra c).

Lua cheia : da face visível esta iluminada .

Lua minguante: a lua tem a forma de um semicírculo(letra D).

A lua possui vários movimentos , mas os principais são rotação , revolução e translação.

A distancia media da lua a terra e de aproximadamente 384.000 quilometros.

7. Com base na leitura dos textos “Estrelas”, “Constelação” e o artigo “Estrelas que contam histórias”:

a) Pesquise na internet qual a forma e o nome de duas constelações que podemos ver no céu do Brasil (Hemisfério Sul).

R: - CRUZEIRO DO SUL, RECEBEU ESTE NOME POR TER A FORMA DE UMA CRUZ.

b) Escreva uma lenda ou alguma curiosidade sobre essas constelações.

- CRUZEIRO DO SUL

"Existe uma lenda na Índia sobre a Austrália, de que um grande santo que era muito bom, mas de alguma forma cometeu alguns erros ou talvez muitos erros. Assim, Deus o amaldiçoou e disse que era melhor que ele fosse embora da Índia. Ele conectava a Índia com a África. Assim essa terra (Austrália) foi levada para baixo até esse ponto. Deus deu essa terra ao santo e disse "Agora reviva essa terra e faça alguma coisa boa com ela." E a estrela é chamada de Trishanku, que é o seu Cruzeiro do Sul. Esse Cruzeiro do Sul é chamado de Trishanku, como mentionado em nossos Puranas , já que o santo se tornou assim e Deus o colocou como uma estrela pendurada. O Cruzeiro do Sul está sobre essa terra e está realizando a construção desse país. Ele foi instruído a ir lá e fazer disso um paraíso para os seres humanos. Isso tem fundamentos mitológicos e históricos."

Puja de Páscoa, Sydney, Austrália, 03 de abril de 1994.

A constelação do  Cruzeiro do Sul pode ser vista em todo o hemisfério sul, parecendo uma cruz quase invertida, com uma quinta estrela. Os marinheiros costumavam utilizá-la com um marcador de navegação no céu noturno. Essa constelação está representada em várias bandeiras de países como Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Samoa, Victoria e Papua Nova Guiné.

8. Com base na leitura dessa Unidade, analise os dados abaixo e responda:

Durante a Copa do Mundo de 2010, alguns jogos da seleção brasileira foram exibidos aqui no Brasil às 15h30min. Você deve ter observado que enquanto no Brasil era dia na África do Sul já era noite.

R: ISSO OCORRE PORQUE OS DOIS PAÍSES ESTÃO EM ÁREAS OPOSTAS DO PLANETA.

b) Qual o movimento responsável pelas sucessões de dia e noite?

R: O movimento responsável pelas sucessões de dia e noite é, o movimento de rotação da terra .

c) Descreva como esse movimento ocorre.

R: O movimento de rotação terrestre ocorre no sentido anti-horário. Isso quer dizer que a Terra gira no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol, para nós, seja do leste para o oeste.

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.

9. Alguns cientistas criaram hipóteses para explicar o surgimento e a evolução das espécies de animais e vegetais que existem no nosso planeta. Pesquise e responda:

a) Como isso pode ser explicado?

a) Com base no raciocínio de Lamarck, como seria explicado o aparecimento do longo pescoço das girafas?

R: segundo a lei do uso e desuso (Lamarck), as girafas no caso as crias das girafas herdam o pescoço cumprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das arvores mais altas.

b) E como Darwin explicaria a existência desse longo pescoço nas girafas?

R: DARWIN diria que existiam girafas com o pescoço curto e outras girafas com pescoços longos , quando acabou o alimento rasteiro , somente as girafas mais altas , com os pescoços mais longo sobreviveram para comer as folhas que ficavam cada vez mais altas. Selecionadas pelo sobrevivência.

10. Com base no texto “O surgimento da vida na terra”, faça um resumo sobre as teorias científicas que explicam a origem de vida na terra.

R:Ao longo da historia , cientistas e filósofos formularam algumas hipóteses para explicar o surgimento da vida. Porem ate hoje não temos certeza absoluta de como a vida surgiu e se ela e exclusiva da terra.

Uma das primeiras ideias foi criada por aristoteles , segundo ele , a vida poderia ter surgido da matéria bruta.

Durantes séculos , sábios e médicos famosos , como paracelso (1493- 1541) e van helmat , trabalhavam tendo referencia a teoria de aristoteles considerando que avida surgiu espontaneamente.

( Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Descreva os objetivos do módulo “Ciências na Educação Básica”.

2. Por que ensinar ciências no ensino fundamental?

3. Explique e caracterize ciências naturais.

4. O que é ciências naturais? Explique.

5. Como é formado o sistema solar?

6. Diferencie os movimentos de rotação e translação.

7. Descreva as principais características da formação da Terra.

8. Cite as camadas que compõem a Terra.

9. Diferencie biogênese e abiogênese.

10. Qual foi a conclusão que Redi obteve a partir de seus experimentos?

UNIDADE 2

RECURSOS NATURAIS

( Questões obrigatórias para o dossiê

1. Leia os textos “A água”, “A água no mundo”, “A água no Brasil” e “Economize água para a vida”, disponíveis na unidade 2, e elabore um texto abordando a importância da água para os seres vivos e do seu uso consciente (Mínimo de dez linhas).

R: A agua é um recurso natural é um recurso natural responsável fundamental para a existência do homem e dos demais seres vivos.

A agua é muito importante , pois sem a agua não teríamos vida, o planeta não teria vida.

Economizar agua é muito importante pois cada dia que passa a agua esta se tornando uma preciosidade , pois a falta dela em algum lugares esta causando seca e muito problemas com a saúde.

Precisamos cuidar economizar agua pois se nos não fazermos isso como sra o amanha ou seja novo futuro, ou seja se não cuidarmos preservar talves não tenha o amanha.

2. A água é encontrada na natureza em três formas diferentes, chamadas na ciência de estados físicos. Descreva como as moléculas de água são encontradas nos seguintes estados físicos da água. Dê exemplos.

a) Estado sólido: - No estado sólido, as moléculas de água estão fortemente ligadas entre si, apresentam uma pequena liberdade de movimento, pois vibram em posições praticamente fixas, e possui movimento totalmente desordenado, chocando-se intensamente sobre si.

Exemplos: Gelo.

b) Estado líquido: - No estado líquido, as moléculas de água, não ficam tão próximas entre si como no estado sólido e movimentam-se mais intensamente, deslizando umas sobre as outras.

Exemplos: Água líquida.

c) Estado gasoso:- No estado gasoso, as partículas da substância estão com maior energia cinética. Elas ficam muito distantes umas das outras. Movem-se com muita velocidade e colidem entre si.

Exemplos:

3. A figura abaixo mostra o ciclo da água. Descreva passo a passo como ocorre o ciclo da água na natureza.



R: As águas que estão armazenadas em rios, lagos e nos mares; sofrem o que chamamos de evaporação, em seguida as nuvens que absorveram esta evaporação ficam carregadas de água que termina por derramarem de volta em forma de chuva, que é absorvida pela a terra formando novos lagos e alimentando o lençol freático. 

4. São quatro as mudanças de estado físico da água: fusão, solidificação, vaporização, liquefação ou condensação. Explique como ocorre cada uma dessas mudanças de estado físico da água e dê exemplos.

• Fusão – mudança da água do estado sólido para o líquido.

Ex: derretimento do gelo.

• Solidificação – mudança da água do estado líquido para o sólido.

Ex: Resfriando a água líquida – em forminhas levadas ao congelador de uma geladeira, por exemplo -, ela se transforma em gelo.

• Vaporização – passagem da água do estado líquido para o gasoso.

• Condensação ou liquefação – mudança da água do estado de vapor para o líquido. Exemplo: Quando você expira perto de um espelho o vapor de água contido no ar expirado condensa-se ao encontrar a superfície fria do objeto, deixando-o embaçado. Mas, logo as gotículas de água evaporam, e o espelho torna-se límpido de novo.

5. Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes de fontes renováveis ou não. A gasolina, como você já sabe, é extraída do petróleo. O álcool é derivado da cana-de-açúcar.

a) Elabore um texto explicando por que o petróleo é um recurso natural não-renovável. (Mínimo de 10 linhas)

R:O petróleo é um recurso natural não renovável , ou seja depois de gasto não pode ser mais automaticamente renovável.

Pois o petróleo leva muito tempo para ser produzido quando plantas e animais morrem , então são cobertos por camadas de terra e lama. Conforme as camadas e o calor aumentam . a pressão adicional sobre a matéria em decomposição a transforma em petroleo. Como leva muito tempo para ser feito o petróleo e considerado não renovável.

b) Elabore um texto explicando por que a cana-de-açúcar é considerada um recurso natural renovável. (Mínimo de 10 linhas)

R: A cana de açúcar e´um tipo de energia renovável alimenta principalmente veículos automóveis que são abastecidos com meio etanol e biodiesel. A vantagem desde meio energético é o equilíbrio da relação entre consumo e emissão co2 ,pois o gas é produzido pelos veículos é reutilizado pelas plantas no processo fotossíntese.

6. O ambiente e todos os seus componentes funcionam naturalmente de maneira integrada de modo que haja equilíbrio entre os componentes. Descreva quais os principais problemas que ocorrem quando o ser humano utiliza o solo de maneira inadequada.

R: Esgotamento dos solos: o crescente aumento das erosões é resultado da forma equivocada de plantio desenvolvida por muitos agricultores ao longo do território brasileiro, isso tem transformado grandes áreas produtivas em solos inférteis;

Quando o ser humano usa o solo inadequadamente causa o desmatamento que empobrece o solo , o mal uso da solo tem sido fotores respnsaveis pela destruição de vastar extensões de florestas nativas.

7. Leia o texto “Como se formou o solo” e liste as principais ideias, em tópicos.

R: -- O solo tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre.

--- os principais agentes que promovem a transformação da matriz em solo são : as variações de temperatura a agua ao congelar e descongelar , o vento ao fazer variar a umidade do solo , e a presença da fauna animais e vegetação.

-- existem dois grupos de solos: os transportados e não transportados.

8. O solo representa um recurso natural para os seres vivos. Descreva uma atividade direcionada a um dos anos (séries) do ensino fundamental, que contemple o conteúdo sobre o solo.

9. O ar é formado por uma mistura de gases. Descreva cada tipo de gás que compõem o ar.

R: - Oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.  

- Nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo. 

- Gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.

- Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres.

10. Descreva cada uma das camadas que compõem a atmosfera, a partir da superfície terrestre.

R: A troposfera:

Na linha do Equador, essa camada de ar atinge cerca de 12 quilômetros de altura a partir da superfície terrestre. À medida que nos encaminhamos para os pólos (norte e sul), a altura da troposfera vai diminuindo. Nos pólos, ela tem cerca de 8 quilômetros.

Os fenômenos meteorológicos - como como a chuva, o vento, a formação das nuvens, a neblina, o granizo, a neve - ocorrem na troposfera.

Nessa camada há grande quantidade de oxigênio e vapor de água. A cada 1 000 metros (1km) que subimos, a temperatura da atmosfera diminui aproximadamente 6 °C.

A estratosfera: camada dos aviões em pleno vôo

A estratosfera começa no fim da troposfera, chegando até uma altura de mais ou menos 50 quilômetros acima da superfície terrestre.

Na estratosfera, o oxigênio é bastante rarefeito (há pouco oxigênio) e praticamente não há umidade. Não havendo umidade, não há formação de nuvens e portanto não ocorrem tempestades e outros fenômenos meteorológicos. É a camada em que os aviões com percursos muito longos trafegam, pois não estão sujeitos a mau tempo. Devido à baixa pressão do ar e à pouca quantidade de oxigênio, os aviões que trafegam nessa camada possuem cabine pressurizada.

Ao contrário da troposfera, na estratosfera a temperatura aumenta à medida que aumenta a altitude. Assim, enquanto na parte inferior da estratosfera a temperatura atinge aproximadamente -40 °C (40 graus Celsius abaixo de zero), em sua parte mais alta a temperatura sobe para -2 °C.

A mesosfera: camada protetora e muito fria

A mesosfera situa-se logo após a estratosfera e atinge mais ou menos 80 quilômetros acima da superfície terrestre.

É rica em gás ozônio, que filtra os perigosos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Por isso a mesosfera, juntamente com a camada de ozônio, ajuda a proteger a Terra dos raios ultravioleta, que podem causar câncer de pele.

Nessa camada a temperatura cai novamente, e de forma acentuada.

A ionosfera: camada protetora e quentíssima

A ionosfera começa onde termina a mesosfera, estendendo-se por mais ou menos 500 quilômetros a partir da superfície terrestre.

Apresenta temperatura altíssima, sendo por isso chamada de termosfera. É nessa camada que se refletem as ondas curtas de rádio, permitindo a transmissão de notícias por todo o mundo.

Essa camada possui enorme quantidade de partículas carregadas de eletricidade; essas partículas são chamadas íons (daí o nome ionosfera). Quando grandes meteoritos vindos do espaço entram na atmosfera, é na ionosfera que eles se fragmentam. Essa fragmentação acontece devido ao atrito do meteorito com os íons e dada a elevada temperatura da ionosfera. Assim, esses fragmentos atravessam a mesosfera, a estratosfera e a troposfera, caindo na superfície terrestre geralmente sem causar danos. Porém, muitos fragmentos ainda são grandes o suficiente para abrir crateras no solo.

A exosfera: camada final

A exosfera começa no final da ionosfera e alcança cerca de 1 000 quilômetros de altura a partir da superfície terrestre. É chamada também de camada hidrogenada, pois nela predomina o hidrogênio, que é o gás menos denso que se conhece.

Nessa camada, a temperatura apresenta grandes variações, sendo muito quente durante o dia e muito fria durante a noite.

O final da exosfera estabelece o limite entre a atmosfera e o início do espaço cósmico.

( Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Defina os termos “biótico” e “abiótico”.

2. Explique quais as interferências do desmatamento nos recursos naturais renováveis.

3. Descreva em quais processos a água participa nos seres vivos.

4. Em relação ao texto A ÁGUA NO BRASIL, faça uma síntese dos pontos mais importantes.

5. Em relação às propriedades da água, descreva o que é tensão superficial.

6. Descreva uma atividade para trabalhar o tema Água no Ensino Fundamental.

7. Compare os estados físicos da água com o ciclo da água identificando suas etapas.

8. Caracterize as formas de precipitação da água.

UNIDADE 3

OS SERES VIVOS

( Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no artigo “O curioso mundo das bactérias” responda:

a) Qual o tema do artigo?

R: O Tema é o curioso mundo das bactérias.

b) Segundo o artigo, onde as bactérias são encontradas?

R:As bactérias são encontradas por todas as partes do nosso planeta.

c) Quando foram observadas pela primeira vez?

R:As bactérias foram observadas pela primeira vez em 1676 , pelo comerciante e cientista amador Antony Vam.

d) Cite e diferencie os tipos de bactérias existentes na natureza.

R:há dois grupos de bactérias:

--as eubactérias , que são dos tipos comuns encontradas na agua ,solo e organismos vivos.

-- as arquibacterias : que são encontradas em ambientes inóspitos como pântanos fontes salinas vulcões

* e ainda tem cocos ,bacilos ,espirilos e vibriões.

e) Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria orgânica na natureza?

R:NA natureza fazem reciclagem na matéria orgânica que são restos de animais e vegetais que ajudam na decomposição desses animais.

f) Cite dois exemplos da utilização desses seres em processos industriais.

R:na indústria podemos considerar as bactérias do gênero lactobacillus (usadas na fabricação de iogurte e coalhada) e dos gênero acetobactes (aproveitados na fabricação do vinagre).

g) Cite três exemplos de doenças causadas pelas bactérias.

R:BRONQUITE : características , sintomas da bronquite aguda e crônica.

CISTITE: conhecida a doença ocasionada por infecção na bexiga.

COLERA: doença que causa diarreias agudas mas pode apresentar de forma assintomática.

2. Elabore um texto explicando como ocorre o processo de fotossíntese nos vegetais.

R:A fotossíntese é um processo de transformação de energia luminosa em energia química realizada pelas regiões das plantas.

Esse processo ocorre a partir de substancias simples retiradas do ambiente (agua e gas carbônico) e da energia fornecida pelo sol. Assim ocorre a liberação oxigênio , a partir das moléculas de oxigênio , a partir das moléculas de aguas e a síntese glicose ( nutriente orgânico e de novas moléculas de agua.)

3. Caracterize, de forma breve, os representantes dos cinco grandes reinos da natureza.

R: REINO MONERA: são organismos procariotos (células sem núcleo organizado ), com parede celular na maioria das células. Englobam bactérias.

REINO PROTISTA : são organismos na maior unicelular outras multicelulares e produtores , micro consumismos . englobam desde as algas.

REINO FUNGI : alguns fungos causam doenças em humanos , enquanto outros uteis na alimentação e fontes d antibióticos , desde os cogumelos ate boloros.

REINO ANIMALIA: SÃO organismos multicelulares e heterótrofos ( não produzem seu próprio alimento) englobam esponjas marinhas ate o ser humano.

REINO PLANTAE: são organismos com parede celular celulósico (células revertidas por uma membrana de celulose . desde algas verdes ate a plantas superiores.

4. As relações que os seres vivos têm uns com os outros são denominadas relações ecológicas.

“O anu é uma ave que se alimenta de carrapatos existentes na pele do gado”.

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre o boi e o carrapato?

R: Á relação ecológica entre o boi e o carrapato é de PARASITISMO.

 

b) Como ocorre esse tipo de relação ecológica?

R: O parasitismo é uma relação onde um tira proveito do outro, prejudicando-o. São chamados de ectoparasitas, pois se instalam do lado de fora do corpo.

5. Muitas plantas do cerrado produzem um néctar que serve de alimento para formigas. As formigas atacam os animais que se alimentam das folhas dessas plantas.

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre a formiga e a planta?

R: A relação ecológica entre a formiga e a planta é a fitofagia.

b) Descreva como esse tipo de relação ecológica ocorre.

R: Essa relação ecológica refere-se ao caso dos insetos que se alimentam de plantas ou de alguns dos seus produtos conseqüentemente, predando-as.

6. O Ministério da Saúde distribuiu um cartaz onde aparece um sapo e uma frase a ele atribuída: “Na luta contra a dengue, você faz a sua parte, que eu faço a minha.” A parte atribuída ao sapo baseia-se na relação ecológica existente entre sapos e mosquitos transmissores da dengue.

a) Cite qual o tipo de relação ecológica existente entre sapos e mosquitos.

R: A relação ecológica que existe entre os sapos e os mosquitos é chamada de PREDAÇÃO (RELAÇÃO DESARMONICA).

b) Explique como essa relação ocorre.

R: Essa relação ocorre porque para alimentar- se alguns organismos caçam enquanto outros servem de caça. Os caçadores são chamados de predadores, a caça é chamada de presa. Assim os predadores são beneficiados e as presas são prejudicadas. 

7. Um pássaro retira as sanguessugas dos dentes do crocodilo. Este permite que o pássaro fique na sua boca, realizando o trabalho.

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre o pássaro e o crocodilo.

R: A relação ecológica que existe entre o pássaro e o crocodilo é a protocooperação.

b) Explique como esse tipo de relação ocorre.

R: Essa relação ocorre porque os dois seres envolvidos cooperam um com o outro se ajudando, mas não dependem disto para garantirem sua sobrevivência. 

8. Observe a figura abaixo:



Conceitue cadeia alimentar.

R: Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia, que aponta um fluxo de "energia", iniciando nos produtores, passando pelos herbívoros, predadores e, finalmente, chegando nos decompositores, que são os responsáveis pela "devolução" e "fixação" desses nutrientes de volta ao solo.

Defina o que são os seres: herbívoros, carnívoros e onívoros.

R: - Os seres herbívoros, por sua vez, alimentam-se exclusivamente de plantas, apresentando dentição e sistema digestório adaptados para esse tipo de alimentação.

- Os seres carnívoros são os animais que se alimentam de carne, são predadores que procuram e atacam outros animais para se alimentar, e possuem os dentes caninos pontiagudos e dentes em forma de tesoura. 

- Os seres onívoros são animais que comem de tudo. Possuem dentes adaptados tanto para dilacerar carnes, como para mastigar plantas. 

Quais seres que aparecem nessa cadeia são carnívoros e quais são herbívoros?

R: - Os seres carnívoros que aparecem nessa cadeia são: o leão e a cobra.

- os sere herbívoro que aparece nessa cadeia é: o rato.

b) Elabore uma cadeia alimentar.

9. Explique o que é polinização e exemplifique os agentes polinizantes.

R: A Polinização é o transporte dos grãos de pólen de uma flor para outra, sendo o primeiro passo para a reprodução dos vegetais. O transporte do pólen é feito pelos agentes polinizadores: o vento e alguns animais, geralmente insetos e pássaros. A polinização pelo vento chama-se anemofilia, sendo que muitas flores possuem partes que oscilam ao vento, facilitando a dispersão do pólen. A polinização por insetos é chamada entomofilia e a polinização por aves, ornitofilia. As flores polinizadas por animais apresentam características vistosas e coloridas e produzem substâncias açucaradas; tudo para atrair a atenção dos polinizadores. Além dos insetos e aves, os morcegos também são um dos principais agentes polinizadores. Neste caso, a polinização é chamada quiropterofilia, e as flores abrem pela noite, para coincidir com os hábitos do animal.

10. Diferencie fotossíntese da respiração realizada pelas plantas.

R: A fotossíntese é o processo em que a planta produz o seu próprio alimento, a base de água, luz solar, e gás carbônico.

Enquanto a respiração refere-se a atividade de captação de oxigênio (O2) e eliminação de gás carbônico (CO2); ela é realizada por animais e plantas, por todos seres aeróbicos. 

( Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Quais as características gerais de todos os seres vivos?

2. Descreva três características dos reinos Monera, Fungi e Protista.

3. Por que os alimentos mofam?

4. Descreva a principal característica do reino Plantae.

5. De acordo com a Botânica, as plantas são classificadas em quatro grupos, cite estes grupos e suas principais características.

6. A flor é formada por quatro partes: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu. Explique-as.

7. Qual a função da polinização para as plantas?

8. Resuma as etapas da fotossíntese.

9. Realize um esquema das relações harmônicas e desarmônicas com seus exemplos.

UNIDADE 4

MEIO AMBIENTE

( Questões obrigatórias para o dossiê

Analise as figuras abaixo. Com base na leitura do texto “Um problema chamado coiote”, elabore um texto explicando de que forma o ser humano esta alterando o meio ambiente.

 INCLUDEPICTURE "http://www.perguntascretinas.com.br/wp-content/uploads/2007/04/aquecimento-gobal.jpg" \* MERGEFORMAT   INCLUDEPICTURE "http://clickdigitalsj.com.br/wp-content/uploads/2009/05/charge-aquecimento-global.jpg" \* MERGEFORMAT 

O ser humano esta alterando o meio ambiente de uma forma o planeta esta se revoltando e formando enchentes , de tanto o ser humano jogar lixos no rios , desmatando , toda forma de poluição emissão de gases tóxicos , nesta forma o homem esta alterando o meio ambiente causando muitas vezes instinçao de bichos e ate mesmo poluindo o ar e o meio ambiente.

2. Descreva quais estratégias você utilizaria para despertar a consciência ecológica em seus alunos.

R:Uma das estratégias que eu utilizaria para despertar a consciência ecológica nos meus alunos seria explorar o ambiente , estabelecer contato com os pequenos animais com plantas manifestando curiosidade e interesse . e falando que devemos cuidar e preservar tudo que faz parte de nosso ambiente.

...

Baixar como  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »