Invisibilidade pública
Artigos Científicos: Invisibilidade pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: r1s2 • 21/3/2015 • 807 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
Invisibilidade Pública
Introdução:
Palavra Chave: HUMILHAÇÃO SOCIAL, INVISIBILIDADE, HUMILHAÇÃO PSICOSSOCIAL.
O texto que segue denuncia:
A discriminação relativa ao trabalho.
A humilhação física e psicológica de trabalhadores menos favorecidos.
A ótica ideológica societária sobre esses trabalhadores.
________________________________________
A discriminação tem sido um tema muito abordado na atualidade, sobre trabalhadores, especificamente trabalhadores com cargos inferiores, braçais, com baixa remuneração e pouca qualificação profissional. São cidadãos estigmatizados como pessoas de segunda categoria por uma ideologia societária em geral. Numa posição subalterna e hierarquizada pelo sistema capitalista, sofrem as duras penas do preconceito criados pela própria sociedade. A humilhação e a opressão psicológica sofrida por essa classe de trabalhadores, produz uma sensação de mal-estar e indignação, sendo esses conduzido a uma linha de raciocínio contraditório, menos dignos, sem direitos, sem faces, sem vozes, excluídos. Podemos observar várias classes de pessoas em nossa sociedade, pessoas de classe alta, média, baixa e pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, miseráveis.
As que mais sofrem discriminação, são as pessoas de classe baixa, e miseráveis, cidadãos que estão perdendo a sua identidade, ficando a margem da sociedade, caindo no esquecimento, ao passo que tentam sobreviver a uma sociedade capitalista.
Saindo para nossas respectivas tarefas do dia, nos deparamos com uma infinidade de profissionais do trabalho, classificados como invisíveis, no seu modo de produção = lixeiros, varredores de rua, faxineiros, porteiros, profissionais autônomos e terceirizados.
Embora essenciais para a sociedade, e para a economia, não são bem vistos ótica da ideologia preconceituosa, mesmo cumprindo seu papel na sociedade e na vida.
Dentro dessas vagas de emprego, os trabalhadores enfrentam árdua jornada de trabalho, ás vezes sem registro, sem um bônus, sem benefícios, nem prêmio algum, a desqualificação profissional os remete a enfrentar trabalhos braçais com baixíssima remuneração e mão de obra barata, deixando-os excluídos das melhores vagas do mercado de trabalho.
No mundo globalizado em que vivemos, muitos ficam de fora de melhores oportunidades de trabalho, pois exige-se qualificação profissional para diversas áreas de trabalho nas empresas.
Os trabalhadores autônomos, desdobram-se para pagar o INSS se quiserem alcançar benefício por idade, pois por tempo de serviço, eles não têm direito algum, por trabalharem nesta qualificação de serviço.
Esta é a realidade vivida por muitos trabalhadores na sociedade brasileira, que lutam constantemente por seus direitos, e por terem a dignidade de serem um cidadão de bem, com seu espaço firmado na sociedade.
Na competitiva sociedade, esta é a lista dos trabalhadores que são invisíveis para o mundo. Uma esfera daqueles que só enxergam o que querem ver, com suas regras impostas classificam pessoas partindo da premissa de uns serem mais dignos do que outros, tornando excludente a massa desses trabalhadores braçais que merecem o mesmo respeito.
Nessa esfera preconceituosa e discriminatória, a ideologia societária que pressupõe que há diferença na classe de trabalhadores, por seu modo de produção, traz à tona uma desigualdade de direitos muito grande, favorecendo uns e fazendo com que outros sejam desfavorecidos, criando uma ponte com a desigualdade, a humilhação,
...