JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: camis2 • 20/6/2018 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogos eletrônicos nos dias atuais
Os jogos eletrônicos e o avanço da tecnologia estão cada vez mais próximos dos jovens na idade escolar, pois cada dia que passa vem aumentando a quantidade dos mesmos nas casas das famílias brasileiras. A tecnologia esta cada vez mais presente na vida do ser humano, uma forma indispensável de se conectar, fazer pesquisas, ler noticias, jogar e etc. Os jogos eletrônicos não podem ser deixados de lado, pois propiciam diversão e chamam atenção de pessoas de todas os sexos e idade, os jogos também estão chegando a patamares impossíveis se compararmos a alguns anos atrás, eles já conseguem imitar a realidade, simular aspectos mais perfeitos que a própria realidade, além de promover novas interatividades e pode ser usando para diversos meios, e não apenas como diversão. A influência dos jogos eletrônicos na sociedade é enorme, desde crianças e jovens que conseguem ganhar raciocínio lógico e aprender com isso. Uma forma de entretenimento que pode ser usada de forma satisfatória nas aulas de educação física.
Jogos eletrônicos e educação física
A Educação Física é a disciplina de total importância no desenvolvimento intelectual, social, cultural e físico. A prática dos jogos que utilizam movimentos do corpo como interação com a realidade virtual é entendida como um estimulo para as pessoas saírem do sedentarismo e como um instrumento para o controle do peso de crianças e adolescentes alem de um estimulo para a pratica de esportes. É a atividade física juntando-se à tecnologia, alem disso os jogos virtuais sozinhos não fazem milagres. A função dos games é tirar os jogadores da mesmice, é usado como um complemento de outras atividades físicas, de uma maneira mais dinâmica. Ou seja, o equipamento deixa de ser apenas diversão, passa a ser um aliado para a saúde do usuário dessa tecnologia. Os professores podem usar isso a seu favor nas aulas de educação física tanto na pratica como na teoria, adaptando jogos de dentro da tela para a quadra, ou também utilizando o próprio console nas aulas ou ate mesmo computadores. Existem muito jogos esportivos como futebol; basquete, vôlei, dança e entre outros. Para desenvolver um bom planejamento buscando uma aula participativa o professor deve realizar uma aula com novidades e que estimule os alunos onde eles possam aprender, alem de praticar a atividade, não só com jogos esportivos como também jogos de ação e estratégia para que o aluno use o cognitivo e aprimore suas ações diante de alguma dificuldade. Tudo isso encaixado em um contexto de aprendizagem significativa tanto cognitivo como nos movimentos para o desenvolvimento completo do aluno.
REFERENCIAS: http://www.cbce.org.br/docs/cd/resumos/157.pdf
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/120212
...