Jogos Cooperativos
Artigo: Jogos Cooperativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucanmu • 8/4/2014 • 1.409 Palavras (6 Páginas) • 1.302 Visualizações
Centro Paula Souza
Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi
Jogos Cooperativos
Atibaia – SP
2010
Centro Paula Souza
Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi
Bianca Leme 03
Caroline Bellato 09
Daiane Priscila 11
João Vitor Giraldi 16
Joyce Moraes 41
Kaleb Motta 18
Lucas Andrade 22
Luisa Martins Massi 25
Matheus Henrique 28
Mylena Andrade 29
Tiago Tomaz 35
2˚ B
Jogos Cooperativos
Trabalho apresentado à disciplina
de Educação Física, do curso de
Ensino Médio, sob a orientação do
Prof. Michel para obtenção de nota
bimestral.
Atibaia – SP
2010
Sumário
O que são jogos cooperativos4
Finalidade5
Explicações gerais6
O futebol e o início da Psicologia do Esporte no Brasil7
Atividades adequadas para cada faixa etária9
Esportes e Brincadeiras Cooperativas10
Conclusão11
Bibliografia12

O que são jogos cooperativos
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.”
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente, pois as pessoas estão mais livres para se divertir.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, cada participante estabelece seu próprio ritmo, todos se enxergam como importantes e necessários dentro do grupo. Aumentando a confiança e auto – estima.
Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho em grupo
* Libertam da competição: o objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum.
*Libertam da eliminação: o esboço do jogo cooperativo busca a integração de todos.
*Libertam para criar: criar é construir e, para construir, a colaboração de todos é fundamental. As regras são flexíveis, e os participantes podem contribuir para mudar o jogo.
*Libertam da agressão física: certamente gastamos energia na atividade física, mas se promovemos a agressão física contra o outro, estamos aceitando um comportamento destrutivo e desumanizante, o jogo cooperativo propõe o contrário.
...