Jogos Cooperativos E Competitivos
Casos: Jogos Cooperativos E Competitivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taati • 11/10/2013 • 675 Palavras (3 Páginas) • 2.422 Visualizações
Jogo cooperativo
O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade, vem transfor- mando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo. A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não dá para ir muito longe sozinhas. Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir- se de maneira eficiente tornou- se muitíssimo importante. O conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
Nos jogos cooperativos o confronto é eliminado e joga- se uns COM os outros, ao invés de uns CONT RA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas. Existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex.: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo, etc.
Os jogos cooperativos requerem o desenvolvimento de estratégias onde a cooperação é necessária para que um determinado objetivo seja atingido, superando as condições ou regras estabelecidas. Em lugar da competição pessoal, é estimulado o desenvolvimento da ajuda mútua e do trabalhar com os outros para um objetivo comum. Como ninguém é desclassificado, todos os participantes podem retirar total satisfação do jogo, porque ninguém corre o risco de se sentir inferiorizado perante o grupo. A satisfação pessoal advém não do fato de ganhar dos outros, mas do melhorar progressivo das suas capacidades individuais, questão usada para atingir um objetivo grupal. Através de jogos cooperativos torna- se mais fácil criar um bom espírito de grupo, de elementos ligados por laços solidários e afetivos. Antes de começar uma sessão de jogos cooperativos convém que as pessoas se conheçam mutuamente para criar um ambiente mais familiar. Os jogos de apresentação podem constituir um bom instrumento para criar esse ambiente favorável. No final dos jogos cooperativos deve haver um espaço para todos dialogarem sobre a experiência, fazendo o confronto entre estratégias competitivas e cooperativas. O que se ganha e o que se perde em cada uma delas?
Alguns exemplos de jogos cooperativos:
AUTÓGRAFOS - CAIXA DE SEGREDOS - JOGO DAS VIRTUDES
NÓS HUMANOS - EXAT AMENT E ONDE EST ÃO - BASQUETINHO
AMIGOS DE JÓ - DOMINÓ TODOS NÓS NA PAREDE
ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO - TROCA DE PALAVRAS
KARA-PINTADA - TRAVESSIA - TARTARUGA GIGANTE -CESTA DE FRUTAS
Jogos Competitivos
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem
...