Jogos Matemáticos
Por: Adrielly Leite • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A matemática é sem dúvida um quesito muito importante na educação e no cotidiano, são variadas e múltiplas as dificuldades de trabalhar com a mesma, no entanto foi surgindo com o tempo maneiras lúdicas de se trabalhar, fugindo um pouco do modo tradicional, sendo uma boa alternativa para o desenvolvimento do aluno.
A aplicabilidade de jogos em matemática faz com que aulas chatas e sem compreensão se tonem mais atraentes aos alunos e possam transmitir conhecimento, a fim também de reduzir problemas de indisciplina por meio de entretenimento. É importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas.
- DESENVOLVIMENTO
- A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato do aluno realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve considerar a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar um simples lazer.
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelo ser humano e oferece em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode ampliar as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.
Segundo Miguel de Guzmán (1986) valoriza a utilização dos jogos para o ensino da Matemática, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas também extrai das atividades materiais suficientes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.
- ELEMENTOS DE UM JOGO
TÍTULO DO JOGO: Corrida aos números à trinta.
OBJETIVOS:
Apresentar conteúdos geométricos, tais como: reta, plano, ponto, ângulos, semirreta, segmento de reta, figuras geométricas, construções geométricas, altura, bissetriz, mediatriz, ponto médio.
- Trabalhar o conceito de números pares e sua importância na geometria.
- Diminuir os níveis de indisciplina no pátio.
- Estimular a adoção de estratégias para a resolução de problemas.
- Estimular a competição saudável.
- Facilitar a memorização de operações algébricas e raciocínio.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Papel, régua e lápis.
TEMPO ESTIMADO DO JOGO:
De 2 a três aulas, dependendo da demanda de alunos a participarem, e agilidades.
NÚMERO DE JOGADORES:
20 alunos
REGRAS:
Dois jogadores deverão pegar uma folha qualquer e desenhar uma pequena tabela com duas colunas, e no início de cada coluna deverão colocar os seus respectivos nomes. Feito isso, deverão decidir quem será o primeiro a iniciar, pode ser por par-ou-ímpar ou por outra forma. O primeiro jogador escreve o número 1 ou 2 do seu lado da tabela. O segundo deve pegar o número anterior, somar mentalmente 1 ou 2 a ele e escrever o resultado na sua parte da tabela, e assim segue, sempre somando 1 ou 2 ao anterior e escrevendo em sua coluna até a soma chegar ao trinta.
...