Jornal De Pedagogia
Monografias: Jornal De Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressaSantana • 6/10/2013 • 303 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Gravidez Precoce
O que podemos chamar hoje em dia de uma gravidez precoce é quando pessoas que não estão aptas a criarem um filho engravidam. Apesar de estarmos no século XXI, cada dia que passa não para de crescer o número de adolescentes gravidas. Só para ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, todos os anos cerca de um milhão de adolescentes ficam grávidas no Brasil. Destas, calcula-se que cerca 500 mil (metade), seja de pais que são menores de 19 anos. Além disso, segundo o ministério da Saúde e a agência dos Estados Unidos, no mundo cerca de 14 milhões de adolescentes dão a luz a uma criança.
Segundo pesquisas, a atividade sexual precoce entre os adolescentes está relacionada ao contexto familiar, em que os próprios pais possuem históricos semelhantes. A ausência do conservadorismo, a independência desmedida, a falta de cumplicidade e a vergonha de abordar assuntos sexuais em momentos de reunião familiar, são fatores que implicam consideravelmente neste aspecto.
A falta de aproximação quebra uma barreira de segurança entre pais e filhos. O excesso dela e a invasão de privacidade, também. As iniciativas tomadas em casa devem ser feitas com muito bom senso. Vasculhar gavetas, mochilas e roupas em busca de indícios de atividade sexual não é uma atitude aconselhável. Reprimir assuntos relacionados à sexualidade do adolescente faz com que apareça um distanciamento maior entre os dois lados.
Portanto, para que não haja constrangimento de ambas as partes, as conversas sobre o assunto devem ser tratadas de maneira natural e sutil, sem uma postura ditatorial ou investigativa. O pai que exerce o papel de amigo é um conselheiro mais ativo e menos preocupado com os relacionamentos do filho. Ele passa a representar um “modelo” de vida a ser seguido, onde todos os questionamentos podem ser esclarecidos e a confiança é mais presente
...