LEI DE HOOKE
Monografias: LEI DE HOOKE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: schoeps • 27/11/2014 • 406 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ao estudar molas e suas propriedades de deformação, o cientista inglês Robert Hooke determinou pela primeira vez a relação existente entre a deformação de uma mola e sua constante elástica, numa lei que recebeu seu nome, a Lei de Hooke.
Todo material sobre o qual é exercida uma força, sofre uma deformação que pode ou não ser observada. A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe nos materiais quando são deformados, comprimidos ou distendidos. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde é fácil notar a deformação. Quando o material volta a sua forma original após encerrada a força que gerou a deformação, diz-se que a deformação é pequena ou está dentro do limite elástico, pois quando as deformações são grandes, o material ultrapassa o limite elástico e adquire uma deformação permanente e irreversível, ou seja, ele não retorna a sua forma original. Esse experimento foi feito para visualizarmos e calcularmos a deformação ocorrida em duas molas distintas.
OBJETIVO
Melhorar a compreensão acerca da Lei de Hooke a partir do experimento feito em laboratório e determinar a constante elástica das molas utilizadas no experimento.
PROCEDIMENTO
MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados para a realização do experimento os seguintes itens:
02 molas com diâmetros diferentes;
Suporte para mola com tripé e escala graduada;
Suporte aferido para massas;
Conjunto de massas aferidas (50g e 100g);
Balança analógica;
Régua graduada de 30 cm;
Bancada nivelada.
RESULTADOS E ANALISE
MEDIDAS DAS PEÇAS
Para iniciar o nosso experimento, aferimos os pesos de 50 e 100g ajustamos o ponto inicial da mola no ponto “0” da régua e colocamos os pesos nas respectivas molas conforme a tabela abaixo.
Após obtermos as medidas com o experimento, foram feitos os seguintes cálculos:
Calculo da constante elástica, considerando a força gravitacional 9,81m/s².
Fórmula da constante elástica: k=P/X
Após aplicarmos as fórmulas, obtivemos os valores das tabelas abaixo:
Mola Menor
Massa (Kg) Δx (m) P
...