LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS
Por: Thamy Wirmond • 5/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.766 Palavras (16 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENSINO
LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS
EDUARDA DOS SANTOS PIRES
ELOISA CRISTINA RAMOS
LUAN JOSÉ MONTEIRO
RÚBIA FREITAS PINHEIRO
THAMYRES KAROLYNE WIRMOND
JOGO LÚDICO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA – ENERGIA NUCLEAR
PONTA GROSSA
2018
EDUARDA DOS SANTOS PIRES[pic 1]
ELOISA CRISTINA RAMOS
LUAN JOSÉ MONTEIRO
RÚBIA FREITAS PINHEIRO
THAMYRES KAROLYNE WIRMOND
JOGO LÚDICO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA – ENERGIA NUCLEAR
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Física Moderna e Astronomia como requisito parcial de avaliação do quinto período do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Professor Dr. Mário José Van Thienen Da Silva
PONTA GROSSA
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. PROBLEMA 3
1.2. OBJETIVOS 3
1.2.1. Geral 3
1.2.2. Específicos 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1. Dificuldade no ensino de física 4
2.2. Uso de atividades lúdicas no ensino de física 5
2.2.1. Aprendizagem 6
2.3. Energia nuclear 6
2.4. Medicina Nuclear 10
2.4.1. Radioterapia 10
2.4.2. Raio X 11
2.4.3. Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-TC). 12
2.5. Pesquisadores de material radioativo 13
2.5.1. Wilheelm Conrad Rontgen 13
2.5.2. Marie Curie 13
2.5.3. Antoine Henri Becquerel 15
3. METODOLOGIA 15
3.1. População 15
3.2. Materiais 15
3.3. Procedimentos 16
4. REFERENCIAS 16
INTRODUÇÃO
O conteúdo de física para ser trabalhado no ensino fundamental é necessário trazer metodologias de ensino que estimulem a curiosidade dos alunos e despertem o interesse pela matéria, já que muitos alunos já sentem certo medo apenas pelo nome “Física”.
Métodos como jogos lúdicos são alternativas que podem ser empregadas para o ensino do conteúdo, deixando as aulas mais dinâmicas e participativas da parte dos alunos, deixando de lado um pouco o ensino tradicional.
No entanto, o trabalho visa aplicar a metodologia de um jogo lúdico para ensinar conteúdos de física moderna com foco nas usinas nucleares, buscando desmitificar o fato de que física é uma matéria amedronte e mostrar o lado divertido de se aprender física.
PROBLEMA
É possível despertar interesse no ensino de física moderna com o uso de um jogo lúdico que gera a participação ativa dos discentes?
OBJETIVOS
Geral
- Uso de um jogo lúdico como apoio na aplicação do conteúdo de física.
Específicos
- Usar ferramentas como jogos lúdicos para o apoio na alfabetização em ciências;
- Possibilitar uma melhora ao ensino de energia nuclear através de estratégias diferenciadas, com o jogo lúdico;
REFERENCIAL TEÓRICO
Dificuldade no ensino de física
A Física é um conteúdo que enfrenta grandes problemas, na sua presença em sala de aula, na matéria de ciência sua aplicação, principalmente no ensino fundamental, é relata de forma genérica e com conceitos principais, devido sua complexidade, e visão de ser difícil e somente dominadas pelas grandes mentes, como aborda Monteiro e Teixeira (2004, p. 14) “a ideia de que aprender Física é realmente difícil, sendo apenas possível para algumas pessoas especiais, que vivem uma realidade externa, limitada a alguns poucos privilegiados”, acabam regredindo ainda esse conteúdo.
Seguindo que ao relacionar com física, se utiliza grandes nomes da ciência que contribuíram com conceitos e formulas, que são tratadas com desinteresses pelos alunos, que ao desenvolver um exercício, seu enunciado é capaz de fazer o docente aumentar seu nível de desinteresse, e os meios de resolução são nomeados de complexos pelos alunos, “O processo acrítico pelo qual os exercícios, fórmulas e equações foram apresentados descaracterizou o real objetivo do ensino de Física” (MONTEIRO; TEIXEIRA, 2004, p.12).
Dessa forma acaba ocorrendo o desinteresse por parte do aluno, que somente conhece o lado da física complexo e difícil a seu ver, não percebe como está presente em seu cotidiano, e que sem ela a tecnologia não estaria em nosso mundo, e entre outros muitos fatores. Segundo Araujo e Adib (2003) um fator decisivo relacionado à física, que o impasse é de longa dada, e é uma questão recorrente de vários pesquisadores, que buscam alternativas para compreender esse fato na educação.
Nos anos iniciais o conteúdo é muitas vezes, tratados pelos docentes de forma recorrente, ou nem sendo mencionados, com a desculpa, de ser um assunto complexo que irá exigir muito dos alunos, dessa forma aumento a escassez da matéria de física, pois esse conteúdo necessita, mesmo sendo apenas uma introdução, por estar na base fundamental na tecnologia, algo cada vez mais presente no cotidiano do aluno.
...