TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Pedagogia (PED 1238)- Seminário Interdisciplinar I

Por:   •  4/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 10

LIBRAS COMO MEIO ALFABETIZADOR

Edinara Severo

Gabriela Doria

Karise Lopes

Thaiane Lima

Prof.ª Denise Severo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI  

Licenciatura em Pedagogia (PED 1238)- Seminário Interdisciplinar I

10/06/2015

Resumo

A Libras é a Língua brasileira de Sinais, que é usada na comunicação de pessoas surdas entre si e com pessoas ouvintes. Para isso acontecer, deve ser apresentada a criança desde cedo para ter uma melhor comunicação com sua família e a sociedade. Através disso podemos observar a dificuldade das crianças que não tiveram acesso a língua de sinais, ou que perderam a audição depois de adultos, ou seja, que quando crianças não tiveram acesso ao ensino e sabem apenas sinais caseiros, ou depois de adultos com a perda da audição dificultou a comunicação. Apresentamos alguns métodos de ensino para surdos através de jogos, associando a imagem ao sinal, possibilitando uma melhor comunicação, assim tornando mais prazeroso e estimulador para estas pessoas.

Palavras - chave: Libras. Métodos de ensino. Jogos em Libras.

1 INTRODUÇÃO

                Escolhemos o tema “Métodos de ensino para surdos”, para pesquisar tais maneiras que são usadas para trabalhar com os mesmos, mostrando que esses podem aprender de forma igual, porém de maneiras diferentes e apropriadas os mesmos conteúdos que são estudados na escola normal.

Tendo os objetivos de utilizar os recursos e os conhecimentos adquiridos para compreender a língua de sinais, Libras; Estabelecer com o aluno a comparação entre os recursos confeccionados em libras e em português, para que possa verificar as semelhanças e diferenças; Apresentar a Libras de uma forma divertida e motivadora para que não seja desagradável a aprendizagem.

Para isso utilizamos a prática simulada como modo de pesquisa para nosso tema abordado, observando o desenvolvimento da turma após a aplicação das atividades relacionadas ao tema escolhido. Apresentamos três jogos para estimular a aprendizagem do aluno deficiente auditivo, como o jogo da memória como objetivo de buscar o desenvolver ainda mais, aprimorar o repertório

2

de sinais, estratégias de memorização e comparar a imagem com o sinal em libras, o bingo tendo por objetivo despertar a atenção, curiosidade, motivação, e as habilidades dos alunos, com a melhora no desenvolvimento e na construção do pensamento, conhecimento e autonomia de si, o domino em libras possuindo as mesmas regras que o normal, mas associa as imagens com os sinais de libras.

2 DESENVOLVIMENTO

            A surdez atinge grande parte da população, podendo ser congênita quando a pessoa já nasce com ela ou adquirida quando se perde ao decorrer da vida. Desde então surge à questão; Como se alfabetiza uma pessoa surda?

           Para isso resolvemos tratar deste assunto, “os métodos de ensino para surdos”. Quando a criança nasce e não é diagnosticada a surdez, a criança é tratada como ouvinte, ao passar do tempo a comunicação é feita através de sinais caseiros, ou seja, através de gestos ou mesmo apontando para o que quer, sendo assim sua comunicação é restrita a família não conseguindo se comunicar com outras pessoas. O ideal é que esta criança adquira desde cedo como primeira língua a LIBRAS (L1) e como segunda língua a Língua Portuguesa (L2).

                               [...] concebida como atividade constitutiva com a qual se pode tecer sentidos; vista como uma atividade cognitiva pela qual se pode expressar sentimentos, idéias, ações e representar o mundo; visualizada como uma atividade social através da qual se pode interagir com outros seres sociais e que apresenta características essencialmente dialógicas. (LIMA, 2006, p.3).

                              Tendo como afirmativa a ideia de que o surdo deve ter como primeira língua a LIBRAS, trouxemos alguns jogos adaptados para LIBRAS, dominó, bingo e memória que faz com que o surdo associe a imagem ao sinal, tornando o aprendizado mais divertido.  

                               Os jogos em LIBRAS são de grande importância no aprendizado, de forma lúdica, por ser estimulador e por atrair a atenção da criança. Buscamos estimular o aprendizado através de cores e imagens diversificadas nestes jogos para que seja de fácil compreensão da criança surda, assimilar as imagens ao sinal. Desta forma pela repetição e visualização da imagem acarreta na memorização e fixação do sinal.

                    [pic 1]                     [pic 2]                 [pic 3]

                    Jogo da memória das cores                                                Bingo de números                                        Dominó das vogais

                                      3

                                Aqui foram apresentados apenas três jogos, mas fizemos mais alguns como: Jogo da memória sobre as quantidades, jogo da memória com animais, jogo da memória com o alfabeto escrito e com o sinal, dominó com números de zero a seis, memória de números entre outros.

                                     Ensinar os jogos para crianças surdas traz várias vantagens, a criança aprende brincando e por isso cabe aos professores saber aproveitar esses recursos como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. As crianças ficam motivadas e criam hábitos de persistência em desafios e aprendem por meio da descoberta. Acreditamos que através do lúdico os alunos aprenderão a Língua de sinais com mais facilidade, pois com esses recursos a aula fica mais gostosa e prazerosa.

Os jogos como atividade de alfabetização é um método que sempre traz resultados positivos e por isso, o adaptamos com as mesmas regras dos jogos comuns para o melhor entendimento do ensino de Libras. Exemplos de alguns jogos que utilizamos na prática: dominó, memória e bingo, neles exploramos as letras, os números, os animais e as cores, esses recursos tiveram o objetivo de estimular a percepção visual, a linguagem, o raciocínio e a socialização.  

  Assim todos os estudantes de pedagogia da turma PED1238, puderam vivenciar de forma concreta como uma pessoa surda passa no processo de alfabetização, um pouquinho de cada jogo. Acreditamos que através do lúdico os alunos tiveram uma visão de Libras com mais facilidade, pois com recursos a aula fica mais divertida e estimuladora. Foi um momento de grande alegria, disputa e concentração, pois colocamos para fora nossos sentimentos e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (283.7 Kb)   docx (130.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com