LICITAÇÃO: O Pregão Como Instrumento De Celeridade E Eficácia Nas Contratações públicas
Artigo: LICITAÇÃO: O Pregão Como Instrumento De Celeridade E Eficácia Nas Contratações públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nenzinhofla • 30/4/2014 • 8.676 Palavras (35 Páginas) • 369 Visualizações
TIGUAR - UnP
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO E GESTÃO PÚBLICA
FRANCISCO MACAMBIRA GAMA
LICITAÇÃO: O pregão como instrumento de celeridade e eficácia nas contratações públicas
NATAL
2007
FRANCISCO DE LIMA SILVA
LICITAÇÃO: O pregão como instrumento de celeridade e eficácia nas contratações públicas
Monografia apresentada à Universidade Potiguar - UnP, como requisito para obtenção do título de especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública.
Orientador: Prof. Antônio Carlos Ferreira, M.Sc.
NATAL
2007
FRANCISCO DE LIMA SILVA
LICITAÇÃO: O pregão como instrumento de celeridade e eficácia nas contratações públicas
Monografia apresentada à Universidade Potiguar - UnP, como requisito para obtenção do título de especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública.
Aprovado em: ___/___/____.
_________________________________________
Prof. Antônio Carlos Ferreira, M.Sc.
Orientador
Universidade potiguar - UnP
_____________________________________________
Prof. Alexandre Alberto da Câmara Silva, M.Sc.
Coordenador do Curso
Universidade Potiguar - UnP
TERMO DE AUTORIZAÇÃO
Eu, Francisco de Lima Silva, brasileiro, casado, Servidor Público Federal, Administrador, inscrito no CRA-RN sob nº 1948, residente e domiciliado na Rua Beatriz Pinheiro, 1319, Condomínio residencial Polaris, ap. 2201-A, Barro Vermelho, Cidade do Natal, Estado do RN, portador do documento de identidade número 749.445 SSP/RN, e do CPF 242.943.734-15, na qualidade de titular dos direitos morais e patrimoniais de autor da Obra sob o título: LICITAÇÃO: O pregão como instrumento de celeridade e eficácia nas contratações públicas, sob a forma de Monografia, apresentada na Universidade Potiguar – UnP, em 26 de novembro de 2007, com base no disposto na Lei Federal nº 9.160, de 19 de Fevereiro de 1998. Sob a orientação do Prof. Antônio Carlos Ferreira, M.Sc.
1. ( ) AUTORIZO, disponibilizar nas Bibliotecas do SIB / UnP para consulta a OBRA, a partir desta data e até que manifestações em sentido contrário de minha parte determine a cessação desta autorização sob a forma de depósito legal nas Bibliotecas, bem como disponibilizar o título da obra na Internet e em outros meios eletrônico.
2. ( ) AUTORIZO, disponibilizar nas Bibliotecas do SIB / UnP, para consulta e eventual empréstimo, a OBRA, a partir desta data e até que manifestações em sentido contrário de minha parte determine a cessação desta autorização sob a forma de depósito legal nas Bibliotecas.
3. ( ) AUTORIZO, a partir de dois anos após esta data, a Universidade Potiguar - UnP, a reproduzir, disponibilizar na rede mundial de computadores - Internet e permitir a reprodução por meio eletrônico, da OBRA, até que manifestações contrária a minha parte determine a cessação desta autorização.
4. (X) CONSULTE-ME, dois anos após esta data, quanto a possibilidade de minha AUTORIZAÇÃO à Universidade Potiguar - UnP, a reproduzir, disponibilizar na rede mundial de computadores - Internet - e permitir a reprodução por meio eletrônico, da OBRA.
Natal, 26 de novembro de 2007.
________________________
Francisco de Lima Silva
DEDICATÓRIA
Edivana Maia Pessoa,
Francisco de Lima Silva Filho,
Pedro Maia de Lima Silva,
Esposa e filhos, pelo tempo que deixei de dedicar-lhes durante a elaboração deste estudo.
AGRADECIMENTOS
Deus, por tudo que Ele tem me proporcionado.
José Carvalho da Silva e Terezinha de Lima Silva (in memoriam), meus pais, pelo esforço e dedicação com que me educaram.
Edivana Maia Pessoa, minha esposa que, mesmo no silêncio, sempre esteve comigo nos momentos difíceis.
RESUMO
Este trabalho focaliza, dentre os procedimentos licitatórios elencados na legislação pertinente, a modalidade de licitação denominada de pregão presencial e pregão eletrônico como elementos de produzir eficiência e eficacidade nas contratações de serviços ou aquisição de bens comuns, à disposição do Administrador Público. Neste sentido destacam-se as vantagens oriundas dessa nova modalidade de licitação, quais sejam economicidade, celeridade e facilidade na execução do procedimento licitatório como principais benefícios aduzidos pela sua utilização. Relevo especial é dado ao pregão eletrônico, por este se destacar pela eficiência na economicidade para a entidade pública e para as empresas participantes, pela celeridade e facilidade no procedimento licitatório,
...